Como utilizar os óleos essenciais

0 10/08/2022 - Introdução aos óleos essenciais, ÓLEOS ESSENCIAIS, Usar os óleos essenciais

Talvez estejas a abrir o teu primeiro conjunto inicial de luxo ou talvez te tenham oferecido alguns óleos essenciais e não sabes como começar a utilizá-los? Se for esse o caso, este artigo tem tudo o que precisas de saber. Quando se trata de usar óleos essenciais, já todos fomos principiantes numa altura ou noutra, pedimos conselhos aos nossos amigos ou percorremos a internet à procura de guias com os principais usos dos nossos aromas favoritos. No entanto, aqui na Young Living, acreditamos que todos nos podemos tornar em especialistas com um pouco de prática e a ajuda de um guia simples. Por isso, aqui tens o derradeiro guia da Young Living sobre como podes utilizar os óleos essenciais.

O que são os óleos essenciais?

Os óleos essenciais são extratos de plantas aromáticos e concentrados que são obtidos de maneira cuidadosa através de destilação a vapor, prensagem a frio ou extração de resina. Na Young Living temos óleos, misturas de óleos e produtos infundidos em óleos com os níveis ideais de componentes de ocorrência natural específicos para maximizar a sua potência.

A beleza dos óleos essenciais é que são todos diferentes, mas isso pode dificultar-nos a vida quando damos dicas sobre como podem ser usados e diluídos ou quanto tempo é que podem ser guardados. Sabias que apenas um frasco de 5 ml de um óleo essencial da Young Living pode ter até 80 gotas? Isso faz com que sejam tão duradouros como de alta qualidade. Geralmente, aconselhamos substituir os óleos pelo menos de 3 em 3 anos. No entanto, recomendamos verificar sempre os rótulos individuais de cada produto.

Máquina de destilação com o logótipo da Young Living

 

Como utilizar os óleos essenciais

Quando se trata de utilizar os óleos essenciais, existem três formas principais de desfrutar dos seus benefícios: aromaticamente, topicamente e internamente. Aromaticamente refere-se a cheirar e inalar o aroma doce, condimentado, amadeirado ou herbáceo dos óleos que disponibilizamos, enquanto a aplicação tópica vai desde diluir um óleo essencial com um óleo de base para desfrutares de uma massagem relaxante a combiná-lo com a tua loção favorita para cuidares da tua pele. Finalmente, o uso interno refere-se à nossa gama de óleos Plus, os quais podem ser adicionados às tuas comidas e bebidas favoritas para proporcionar uma sensação que sabe tão bem como a planta ou o fruto fresco do qual foram extraídos.

Se te estás a perguntar com que frequência podes utilizar os óleos essenciais, acreditamos que podem facilmente tornar-se numa parte da tua rotina diária. Começa por adicionar uma gota de Lemon+ à tua água logo pela manhã, aplica algumas gotas de ylang ylang (Ylang Ylang) no pescoço para desfrutares de um perfume exótico, rodeia-te por uma fragrância que promove a concentração e motivação com a nossa mistura Brain Power e descontrai à noite com o aroma calmante do nosso Tranquil Roll-On. As oportunidades são mesmo infinitas com a Young Living.

Como diluir os óleos essenciais

Na Young Living, temos orgulho da pureza dos nossos óleos essenciais. A potência e qualidade deles proporcionam um produto fantástico mas às vezes pode ser necessário diluí-los para minimizar o risco de reações adversas quando são aplicados diretamente na pele. Para ajudar a diluir os óleos essenciais para aplicação tópica, sugerimos sempre utilizar um óleo de base que ajuda com a aplicação do óleo que escolheste na pele. Quando quiseres escolher um óleo de base, recomendamos o nosso Young Living V-6® Enhanced Vegetable Oil Complex, embora qualquer óleo vegetal, tal como o óleo de coco ou abacate, também possa ser usado.

Quando estiveres a aprender a diluir os óleos de forma segura e a decidir a quantidade de óleo de base que deves usar, sugerimos-te sempre ler os rótulos individuais dos teus óleos essenciais de eleição. Embora alguns óleos essenciais da Young Living possam estar pré-diluídos para aplicação tópica, tal como a nossa gama popular KidScents®, que foi criada a pensar nas peles mais sensíveis dos mais jovens, outros podem ser mais fortes, o que faz com que devam ser bem diluídos.

Como misturar os óleos essenciais

Quando se começa a descobrir mais sobre os óleos essenciais, uma das nossas primeiras questões é se é possível misturá-los. Na Young Living, temos uma variedade de misturas de óleos essenciais para poderes desfrutar de combinações fragrantes em qualquer ocasião, mas também podes criar as tuas próprias misturas para criares fragrâncias únicas e personalizadas. No entanto, existem alguns fatores importantes que devem ser considerados aquando da mistura de óleos em casa.

Um é o quão potentes os óleos da tua mistura são e se precisam ou não de ser diluídos, conforme explicado acima. O seguinte é o óleo de base que deve ser usado caso seja necessário diluir, uma vez que quando se cria uma mistura o óleo de base deve ser a maior parte, tendo apenas uma pequena percentagem de óleos essenciais. Também é importante saber que alguns óleos, especialmente os cítricos, podem provocar fotossensibilidade temporária, por isso, quando adicionares óleos cítricos a uma mistura deves evitar a exposição direta à luz solar durante as 12 horas seguintes, só por precaução.

Se não tens a certeza como é que a tua pele vai reagir a uma determinada mistura, faz um teste de contacto. Um teste de contacto efetua-se ao aplicar uma pequena quantidade de um óleo essencial ou uma mistura de óleos essenciais no antebraço. Em seguida, espera-se uma hora ou duas para ver se há alguma reação na pele. Se não houver reação, então podes aplicar esse óleo ou mistura de óleos essenciais na pele. E, se andas à procura de óleos que combinam bem uns com os outros, porque não navegas pela nossa seleção de misturas de óleos essenciais para saberes mais?

Young Living Citrus Fresh®, Valor®, Young Living Stress Away® e Young Living V-6® Enhanced Vegetable Oil Complex com um aplicador roll-on

 

Utilizar os óleos essenciais de maneira tópica

Como mencionado anteriormente, uma das melhores formas de desfrutar dos óleos essenciais é através da aplicação tópica.

Os óleos são absorvidos facilmente pela pele, por isso, podes desfrutar rápida e diretamente das suas propriedades benéficas. Quando são aplicados topicamente, os óleos essenciais podem melhorar a aparência de uma pele com um aspeto saudável. Mistura-os com os teus produtos de cosmética favoritos para incluí-los na tua rotina de cuidados para a pele ou adiciona-os a óleos de base para levares a tua massagem ao próximo patamar e poderes torná-la em algo muito mais relaxante ou revigorante, dependendo dos óleos que utilizas. Algumas gotas de óleos essenciais até têm o poder de transformar um banho de imersão ou um duche quente numa experiência semelhante a um spa.

Quando aplicares os óleos essenciais, há algumas dicas e truques que podes experimentar.

Por exemplo, aplicar os óleos nos pontos de pulsação, também conhecidos como as zonas do corpo onde o sangue flui próximo da superfície da pele, tal como os pulsos, o pescoço e os pés, ou utilizar um roll-on, uma vez que estas são formas de aplicação fáceis. Talvez também queiras fazer experiências ao adicionar óleos às tuas receitas caseiras, como por exemplo, num sabonete exfoliante caseiro.

Utilizar óleos essenciais pelo corpo

Há muitas zonas do corpo que podem beneficiar da aplicação dos óleos essenciais. Podes aplicar um óleo em zonas como o pescoço, a testa, as têmporas, os pulsos, o peito e a barriga. Isto também inclui extremidades como os braços, as pernas e as plantas dos pés. Na verdade, as plantas dos pés são um dos sítios mais seguros para aplicar os óleos essenciais topicamente. No entanto, há algumas zonas do corpo em que os óleos não devem ser aplicados. Deve ser evitada a aplicação nos olhos, orelhas, nariz, membranas mucosas e à volta destes sítios ou em zonas de pele sensível. Se queres aplicar os óleos essenciais na cara mas tens medo de uma possível irritação, porque não experimentas fazer um vaporizador facial caseiro.

Utilizar os óleos essenciais no banho

Uma forma brilhante de aproveitar ao máximo os benefícios dos óleos essenciais é combiná-los com sais de Epsom para transformar a hora do banho numa experiência mágica, semelhante a um spa. Se isso não for suficiente, também podes experimentar adicionar algumas gotas de um óleo essencial à escolha ao teu champô, amaciador ou gel de banho para desfrutares das tuas fragrâncias favoritas o dia inteiro e dos seus benefícios hidratantes. Para saberes quantas gotas do teu óleo de eleição deves adicionar, recomendamos-te ler os rótulos dos produtos individuais. Dá asas à imaginação com uma receita caseira e faz as tuas próprias pastilhas efervescentes.

Coloca óleos essenciais no cabelo

É seguro dizer que ter um cabelo suave e sedoso é algo ótimo para a confiança. E com os teus óleos essenciais favoritos, podes certificar-te que o teu cabelo está sempre bem hidratado e com um cheirinho divinal. Se andas à procura de um produto que funcione, porque não experimentas um dos nossos produtos infundidos em óleos essenciais, tais como os nossos Lavender Mint Daily Shampoo e Lavender Mint Daily Conditioner?  Em alternativa, experimenta fazer uns tratamentos para o cabelo caseiros tal como um spray ou um produto de limpeza para o cabelo com vinagre de maçã.

Faz um perfume com óleos essenciais

Uma das nossas formas favoritas de utilizar os óleos essenciais é em perfumes, onde as fragrâncias deslumbrantes dos óleos podem ser verdadeiramente apreciadas. Quando fizeres um perfume com óleos essenciais é importante estabeleceres uma nota de base, uma de coração e uma de cabeça. Normalmente, sente-se o cheiro das notas de cabeça primeiro e, em seguida, das notas de coração, a essência do perfume. Finalmente, conseguimos apanhar as notas de base que complementam as notas de cabeça e de coração.

Utilizar óleos essenciais em massagens

Quando pensamos nos usos dos óleos essenciais, as massagens costumam ser a primeira coisa que nos vem à cabeça. Quer seja para relaxar ou aliviar o stress do dia-a-dia, as massagens têm sempre outro encanto com os aromas fragrantes dos óleos essenciais. Encontra um óleo de base que funcione para ti (confere sempre as instruções de diluição indicadas no rótulo) e desfruta de uma massagem bem merecida. Se não sabes por onde começar, confere já este truque para fazeres um sabonete massajador!

Homem a aplicar óleo essencial topicamente nas mãos

 

Utilizar os óleos essenciais internamente

Ingerir óleos essenciais pode ser, compreensivelmente, causa de preocupação para quem está a aprender. Se te estás a perguntar se é seguro ingerir óleos essenciais, a resposta curta é esta: sim, alguns óleos essenciais podem ser ingeridos com segurança e precaução. É importante só ingerir óleos essenciais que foram criados para serem consumidos pelos seres humanos, como os óleos Plus da Young Living, e as instruções do rótulo devem ser sempre seguidas antes de começar.

Como é que os óleos essenciais podem ser adicionados a bebidas e comidas?

Na Young Living, proporcionamos uma gama de óleos Plus doces e salgados que podem ser usados para criar bebidas e pratos deliciosos. Se estás na esperança de adicionar uma explosão de sabor à tua água ou a um batido logo pela manhã, opta por um óleo cítrico como Orange+ que é tão fresco e alegre como a fruta em si. Em alternativa, se o teu prato favorito requer a adição de ervas frescas, experimenta adicionar uma gota de Basil+ para promover um aroma intenso e herbáceo do qual toda a família poderá desfrutar.

É importante relembrar que os óleos Plus da Young Living são muito concentrados e devem ser utilizados com moderação para não estragar o sabor do prato. Para te certificares que adicionas a quantidade adequada, sugerimos que adotes o método do palito, uma vez que menos é mais quando se trata destes óleos deliciosos.

Óleos essenciais Lemon+ e Cinnamon Bark+ com tigelas de granola e fruta

 

Quais são os melhores óleos essenciais para principiantes?

No início do percurso com os óleos, é bom ter uma ideia das opções mais populares. Estas são as nossas recomendações dos dez melhores óleos Young Living para principiantes:

  • Óleo essencial de lavanda (Lavender): uma fragrância doce, calmante e relaxante.
  • Óleo essencial de limão (Lemon): um aroma alegre, estimulante e cítrico.
  • Óleo essencial de árvore do chá (Tea Tree): um óleo revitalizante que purifica a pele quando é aplicado topicamente.
  • Óleo essencial de olíbano (Frankincense): um óleo opulento com um aroma quente e amadeirado.
  • Óleo essencial de hortelã-pimenta (Peppermint): um aroma fresco, estimulante e mentolado.
  • Óleo essencial de cedro (Cedarwood): um óleo relaxante e purificante que é perfeito quando é incorporado em perfumes.
  • Óleo essencial de copaíba (Copaiba): uma fragrância reconfortante e sensual que estimula os sentidos.
  • Óleo essencial de laranja (Orange): um óleo estimulante com um aroma doce e cítrico.
  • Óleo essencial de toranja (Grapefruit): um aroma purificante e tonificante que pode ser adicionado às tuas loções favoritas.
  • Óleo essencial de cipreste (Cypress): um óleo fresco e amadeirado que pode ser utilizado em massagens restauradoras.

Como escolher os óleos essenciais

Os óleos essenciais são dádivas poderosas da natureza que muitas vezes podem ser mais potentes do que esperado. Por isso, é importante adquirir óleos de empresas conceituadas e verificar sempre como é que foram produzidos.

Na Young Living, temos orgulho de oferecer uma ampla gama de óleos essenciais e produtos infundidos em óleos à base de plantas, puros e de alta qualidade que representam o melhor da natureza, através dos padrões do nosso compromisso de garantia de qualidade Seed to Seal®. O Seed to Seal® garante que os nossos produtos finais são imaculados através dos nossos três pilares: fornecimento, ciência e padrões que garantem que com cada óleo essencial puro e produto da Young Living que a tua família utiliza estão a desfrutar dos benefícios dos nossos recursos globais, líderes na indústria.

Os dez melhores óleos essenciais conforme indicados acima: lavanda, limão, árvore do chá, olíbano, hortelã-pimenta, cedro, copaíba, laranja, toranja e cipreste

 

Utilizar os óleos essenciais em segurança

Quando estiveres a aprender a utilizar os óleos essenciais de forma segura, não te esqueças que estes óleos são extremamente potentes e devem ser sempre utilizados com precaução. Tendo isso em conta, aqui tens algumas noções básicas sobre como podes utilizar os óleos essenciais com cuidado:

  • Lê sempre as precauções e instruções no rótulo.
  • Não te esqueças que um pouco dá para muito e menos é mais quando se trata destes óleos concentrados.
  • Presta atenção às reações. Somos todos diferentes, por isso, começa com pequenas quantidades destes óleos e certifica-te que não tens nenhuma reação. Se a tua pele sofrer irritação, aplica um óleo de base na zona afetada para diluir o óleo essencial.
  • Utiliza um óleo novo de cada vez para ver como o teu corpo reage. Após a aplicação de um óleo novo, espera pelo menos 30 minutos antes aplicares outro novo.
  • Não apliques óleos essenciais nos olhos, orelhas, nariz ou noutras zonas com a pele sensível.
  • Se estiveres grávida ou em período de amamentação, se tiveres alguma condição médica ou estiveres a tomar algum tipo de medicamento, consulta um profissional de saúde antes de experimentares qualquer óleo.
  • Há óleos que provocam fotossensibilidade. Alguns óleos, principalmente os cítricos, podem provocar fotossensibilidade à luz solar direta pelo menos 12 horas após a aplicação. Evita a exposição à luz solar direta após a aplicação destes óleos essenciais sem diluir.

Perguntas mais frequentes sobre a segurança dos óleos essenciais

P: As grávidas podem usar óleos essenciais?

R: Sugerimos que todas as grávidas consultem um profissional de saúde antes de utilizarem os óleos essenciais. Tendo isso em conta, muitos óleos essenciais podem ser utilizados durante a gravidez!

 

P: Os óleos essenciais são seguros para os gatos e cães?

R: Os óleos essenciais da Young Living foram concebidos para o uso tópico em seres humanos e não recomendamos que sejam utilizados em qualquer tipo de animais. No entanto, a nossa gama de produtos Animal Scents® contém óleos essenciais para animais que podem ser utilizados de forma segura com os teus patudos.

 

P: Posso usar óleos essenciais no meu bebé ou perto dele?

R: Como amante dos óleos essenciais, é compreensível que queiras partilhá-los com toda a tua família, incluindo os membros mais novos. No entanto, devido aos sistemas sensíveis dos bebés e crianças, recomendamos que te fiques pelas nossas gamas Seedlings® e KidScents® quando utilizares os óleos essenciais em bebés. Também recomendamos que consultes um profissional de saúde antes de usares produtos novos nos mais pequenos.

Seleção de produtos da coleção Seedlings® da Young Living

 

Gostaste de ler este artigo e de saber como podes usar os óleos essenciais da Young Living? Escreve os teus comentários abaixo ou entra em contacto connosco através de mseublog@youngliving.com

This post is also available in: Inglês Alemão Checo Holandês Finlandês Sueco Lituano Romeno Russo Espanhol Francês Italiano Polaco Croata Hungarian

Partilhar

2 Comments

  • Graça Quintal 05/11/2020 - 4:28 PM Reply

    Blog fantástico ! Gostaria de receber mais informação sobre os oleos e para que serve cada um deles a nivel do bem estar, cosmética, na casa, e receitas caseiras em que se pode aplicar o oleo precioso. Já tenho o kit inicial mas conheço muito pouco sobre os oleos e seus benefícios e queria tirar o máximo proveito deles e conhecer novos produtos da YL.
    Ps. Gostaria de receber dicas de diluições para prendinhas de natal .
    Obrigada
    Graça Quintal

    • cehrecke 13/05/2021 - 8:38 AM Reply

      Bom dia Graça! Agradecemos o seu comentário. Infelizmente, não nos é possível atender ao seu pedido pois não dispomos de nenhuma lista com todos os óleos que possamos providenciar. No entanto, aconselhamos que visite o seu Virtual Office e aí poderá pesquisar os produtos que oferecemos, como utilizá-los e quais os ingredientes presentes em cada produto. Deve aceder Virtual Office > Products e seleccionar o tipo de produto que pretende para mais detalhes (se óleos essenciais, suplementos, produtos personal care, healthy and fit etc). Esperamos que esta sugestão lhe seja útil.

    Deixar uma resposta

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    Todos os comentários são moderados e não irão aparecer imediatamente. Além disso, é possível que algumas publicações sejam ligeiramente modificadas ou eliminadas em conformidade com as Políticas e Procedimentos da Young Living e a legislação em vigor.