Rodas de fragrâncias: a arte de misturar óleos essenciais

0 05/06/2023 - Descobre os óleos essenciais, Produtos YL

Damos-te as boas-vindas ao mundo aromático das rodas de fragrâncias. Se alguma vez te perguntaste como se pode criar misturas de óleos essenciais maravilhosas, compreender as rodas de fragrâncias é fundamental. Originalmente desenvolvidas pelos perfumistas para recomendar a mistura de fragrâncias perfeita, as rodas de fragrâncias têm sido adotadas por fabricantes de velas, entusiastas dos perfumes e, agora, por ti. Neste artigo, analisaremos mais de perto estas rodas de fragrâncias, as várias famílias de fragrâncias e técnicas para criar misturas de óleos essenciais harmoniosas. Vamos a isso?

O que são as rodas de fragrâncias?

As rodas de fragrâncias são um diagrama circular que ilustra as famílias e subfamílias de fragrâncias e nos ajuda a compreender como é que as diferentes fragrâncias interagem e se complementam umas às outras. Originalmente utilizado por perfumistas, o conceito expandiu-se para incluir fabricantes de velas, entusiastas dos óleos essenciais e outros artesãos. Ao usares as rodas de fragrâncias como guia, podes identificar os aromas que combinam bem e evitar choques nas tuas criações aromáticas.

Gráfico de uma roda de fragrâncias

O que são as famílias de fragrâncias?

Nas rodas de fragrâncias, as fragrâncias são agrupadas com base nas suas semelhanças e diferenças complementares. Há quatro famílias de fragrâncias principais: florais, orientais, amadeiradas e frescas. Olhemos mais de perto para cada família:

1. Família de fragrâncias florais

A família floral é caracterizada pelas suas notas delicadas e femininas. Inclui as subfamílias de fragrâncias frutadas e florais, tais como as dos óleos essenciais de lavanda (Lavender), gerânio (Geranium) e Ylang Ylang. Estes óleos proporcionam uma sensação de tranquilidade, graciosidade e romance, o que faz com que sejam perfeitos para relaxar e criar um ambiente calmante.

Imagem de óleos essenciais florais (lavanda, ylang ylang, rosa e palmarosa) rodeados de pétalas e corações

2. Família de fragrâncias orientais

A família oriental é rica e exótica e evoca uma sensação de mistério e sedução. Dentro desta família poderás encontrar subfamílias de fragrâncias orientais e amadeiradas suaves. Óleos essenciais como o de olíbano (Frankincense), mirra (Myrrh) e Patchouli pertencem a esta família e proporcionam uma sensação de espiritualidade e um aroma terroso às tuas misturas.

Imagem de óleos essenciais orientais (olíbano, mirra e patchouli) rodeados de plantas

3. Família de fragrâncias amadeiradas

A família de fragrâncias amadeiradas dá uma sensação reconfortante e fortalecedora. É composta pelas subfamílias de fragrâncias amadeiradas e musgosas, incluindo as de cedro (Cedarwood), sândalo sagrado (Sacred Sandalwood) e vetivéria (Vetiver). Estes óleos são conhecidos pelas suas qualidades terrosas que promovem a ligação, o que faz com que sejam ideais para meditar e criar um ambiente acolhedor.

Imagem de óleos essenciais amadeirados (cedro, sândalo sagrado, vetivéria, pinho e abeto gigante de Idaho) rodeados de plantas

4. Família de fragrâncias frescas

A família de fragrâncias frescas proporciona uma experiência vibrante e revigorante. Esta família inclui as subfamílias de fragrâncias aromáticas, cítricas, aquáticas, verdes e frutadas. Óleos essenciais como os de hortelã-pimenta (Peppermint), limão (Lemon), eucalipto (Eucalyptus Globulus) e toranja (Grapefruit) pertencem a esta família e dão um toque refrescante às tuas misturas.

Imagem de óleos essenciais frescos (toranja, eucalipto, limão e hortelã-pimenta) rodeados de folhas

Como combinar fragrâncias

Agora que explorámos as famílias de fragrâncias, vamos desvendar algumas técnicas para criar misturas harmoniosas usando as rodas de fragrâncias como guia.

1. Técnica das fragrâncias próximas

Esta técnica consiste em combinar subfamílias que estão lado a lado nas rodas de fragrâncias. Por exemplo, combinar notas florais e frutadas como as de rosa (Rose) e bergamota (Bergamot) pode criar uma mistura bem equilibrada com um toque de doçura e frescura.

2. Técnica das fragrâncias opostas

Esta técnica consiste em combinar subfamílias que estão diretamente opostas nas rodas de fragrâncias. Isto cria uma mistura distinta, mas complementar. Por exemplo, combinar as notas reconfortantes de pinho (Pine) com a frescura das notas cítricas de lima (Lime) pode resultar numa fragrância cativante.

3. Técnica do triângulo de fragrâncias

Nesta técnica, são combinadas três subfamílias que formam um triângulo nas rodas de fragrâncias. Por exemplo, podes misturar as notas florais de Palmarosa, as amadeiradas de abeto gigante de Idaho (Idaho Grand Fir) e as frescas de laranja (Orange) para criar uma fragrância completa e harmoniosa.

Imagem de uma mulher a misturar óleos essenciais

Com a ajuda das rodas de fragrâncias, podes embarcar numa aventura aromática e explorar a arte de misturar óleos essenciais. Compreender as famílias de fragrâncias e usar técnicas como as mencionadas acima irá fazer com que cries misturas cativantes e únicas. Por isso, adquire os teus óleos essenciais favoritos da Young Living, dá asas à imaginação e mergulha no mundo das fragrâncias. Esperamos que desfrutes!

Coloca gosto neste artigo e conta-nos quais são as tuas combinações de óleos essenciais favoritas.

Partilhar

Sem comentários

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Todos os comentários são moderados e não irão aparecer imediatamente. Além disso, é possível que algumas publicações sejam ligeiramente modificadas ou eliminadas em conformidade com as Políticas e Procedimentos da Young Living e a legislação em vigor.