Os melhores óleos essenciais para o banho

0 17/05/2023 - BEM-ESTAR, Estilo de vida YL, Trabalhos manuais

Um bom banho de imersão pode resolver muita coisa e, ao adicionares algumas gotas de óleos essenciais da Young Living, podes transformar esta experiência maravilhosa num autêntico miminho de luxo para o teu corpo e a tua mente. Usa estas dicas e truques com óleos essenciais para melhorares o teu ritual de banho e criares uma experiência personalizada que fará com que sintas uma boa dose de relaxamento e rejuvenescimento. Descobre o poder de origem natural dos óleos essenciais e leva os teus cuidados pessoais a outro patamar.

Imagem de uma banheira cheia de plantas

Quais são os melhores óleos essenciais para o banho?

Quando se trata de escolher o óleo essencial perfeito para o banho, é importante ter em consideração tanto o seu aroma como os seus benefícios. Alguns óleos essenciais são ótimos para relaxar, enquanto outros podem animar e alegrar o nosso estado de espírito. Além disso, alguns óleos são conhecidos pelas suas propriedades benéficas para a pele o que faz com que sejam perfeitos para serem incorporados na tua rotina de banho. Aqui tens alguns dos melhores óleos essenciais que podem ser adicionados ao teu banho para poderes desfrutar de uma derradeira experiência de luxo:

  • Óleo essencial de lavanda (Lavender): este aroma suave promove um ambiente relaxante e é o mimo perfeito para ser adicionado a um banho noturno.
  • Óleo essencial de eucalipto (Eucalyptus Globulus): toma um bom banho com a fragrância a eucalipto após um longo dia ou uma sessão de exercício físico para promover uma experiência refrescante e estimulante. Este óleo é mais forte do que outros, por isso, deve ser utilizado em menor quantidade ou combinado com outro óleo como o de cedro ou gerânio.
  • Óleo essencial de camomila romana (Roman Chamomile): este aroma quente e suave cria um ambiente calmante que é perfeito para descontraíres antes de te deitares.
  • Óleo essencial de Ylang Ylang: tradicionalmente conhecido pela sua fragrância romântica, este óleo tem um aroma calmante, relaxante e reconfortante. Massaja-o no couro cabeludo enquanto tomas banho para realçar a aparência de um cabelo bem hidratado.
  • Óleo essencial de olíbano sagrado (Sacred Frankincense): a hora do banho é ótima para as práticas de meditação. Adiciona algumas gotas deste aroma esfumaçado e restaurador ao teu banho para te centrares.
  • Óleo essencial de rosa (Rose): a fragrância calmante e sensual deste óleo é tão bonita como a própria flor de rosa. Adiciona algumas gotas a um banho quente e desfruta de uma experiência relaxante.
  • Óleo essencial de Patchouli: este óleo marcante proporciona uma fragrância ousada e distinta que é profunda, terrosa e amadeirada mas subtil ao mesmo tempo. Adiciona algumas gotas a um banho de imersão para desfrutares de uma experiência bem calmante.

Dica YL: começa com menos gotas e adiciona mais conforme desejado. Podes sempre adicionar mais um pouco, mas retirar é mais difícil.

Que óleos essenciais é que não devem ser usados no banho

Antes de começares a usar óleos essenciais no banho, é importante teres em conta que nem todos são seguros para este propósito. Alguns óleos podem causar irritação na pele, especialmente os “quentes” como, por exemplo, os de canela, cravinho, orégão e tomilho. Para te certificares que um determinado óleo é seguro de usar, segue as instruções do rótulo e efetua um teste de contacto ao aplicares uma ou duas gotas desse mesmo óleo no antebraço e esperares 1 ou 2 horas para veres se há alguma reação adversa na pele. Se sentires uma sensação de calor ou queimadura, ou se tiveres uma erupção cutânea, coloca um pouco de óleo de base como, por exemplo, Young Living V-6® Enhanced Vegetable Oil Complex na zona afetada e evita usar o óleo de maneira tópica.

Como utilizar os óleos essenciais no banho

Também é importante nunca adicionar os óleos essenciais diretamente à água. Como deves saber, a água e os óleos não se misturam. Se colocares algumas gotas de óleo na água sem diluíres antes, o óleo concentrado ficará à superfície da água e irá agarrar-se à pele e a outras zonas sensíveis. Isto pode causar irritação ou queimaduras. Mas não te preocupes, estamos aqui para te mostrar as várias maneiras com as quais podes usar alguns dos teus óleos essenciais favoritos no banho de forma segura.

Imagem de umas mãos no banho com pétalas de flores

Combina os óleos essenciais com um óleo de base

  1. Seleciona os óleos que gostarias de usar para criares uma experiência personalizada ou utiliza uma mistura da Young Living como Joy ou One Heart.
  2. Combina os óleos que selecionaste com um de base como, por exemplo, óleo de coco fracionado, óleo de jojoba ou Young Living V-6® Enhanced Vegetable Oil Complex.
  3. Adiciona cinco ou seis gotas do óleo essencial a uma colher de sopa de óleo de base, dependendo da sensibilidade da pele e da intensidade da fragrância desejada. Mistura para incorporar.
  4. Enche a banheira e fecha a torneira antes de adicionares a mistura de óleos para desfrutares do máximo efeito aromático.
  5. Adiciona os óleos e mistura bem antes de entrares na banheira.
  6. Desfruta da tua experiência de banho de luxo personalizada.

Banho de espuma

Nada bate as memórias dos banhos de espuma da nossa infância. Recria o teu antigo passatempo favorito ao misturares alguns óleos essenciais com o nosso gel de banho neutro Bath & Shower Gel Base. Basta adicionares cinco a quinze gotas dos teus óleos essenciais favoritos a esse gel neutro e agitares bem para criares uma experiência aromática personalizada e benéfica para a pele. Experimenta alguma destas misturas a próxima vez que te preparares para tomar um banho de imersão:

Luxo

Aproveita para relaxar no banho com os aromas calmantes, tranquilos e terrosos dos óleos essenciais de lavanda, camomila romana e cedro.

  • 5 gotas de óleo essencial de lavanda (Lavender)
  • 5 gotas de óleo essencial de camomila romana (Roman Chamomile)
  • 5 gotas de óleo essencial de cedro (Cedarwood)

Paraíso

Entra no paraíso com o aroma romântico e calmo de ylang ylang, o doce e revigorante da bergamota e o fresco e cítrico da toranja.

  • 7 gotas de óleo essencial de ylang ylang
  • 4 gotas de óleo essencial de bergamota (Bergamot)
  • 4 gotas de óleo essencial de toranja (Grapefruit)

Notas florais de luxo

Mima-te com um banho com as notas florais de luxo, atraentes e românticas dos óleos essenciais de rosa, gerânio e jasmim.

  • 6 gotas de óleo essencial de rosa (Rose)
  • 5 gotas de óleo essencial de gerânio (Geranium)
  • 4 gotas de óleo essencial de jasmim (Jasmine)

Imagem de uma mulher a relaxar num banho de espuma

Dica YL: queres desfrutar da mesma experiência de spa sem teres de preparar um banho de imersão? Adiciona estas mesmas misturas ao nosso gel de banho neutro para teres outra experiência de banho de luxo.

Como limpar a banheira após um banho infundido com óleos

Adicionar óleos ao banho hidrata a tua pele mas também pode fazer com que a tua banheira fique escorregadia. Certifica-te que limpas bem os resíduos dos óleos para evitares qualquer tipo de acidente ou lesão. Depois de esvaziares a banheira, utiliza um produto de limpeza como bicarbonato de sódio, sabão ou o nosso Thieves® Kitchen & Bath Scrub para te livrares de qualquer resíduo e deixares a tua banheira pronta para a próxima.

Imagem do Thieves Kitchen & Bath Scrub num tabuleiro com uma toalha e uma escova corporal

Coloca gosto neste artigo e conta-nos como é que estás a pensar usar os óleos essenciais para melhorar a tua rotina de banho.

Partilhar

Sem comentários

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Todos os comentários são moderados e não irão aparecer imediatamente. Além disso, é possível que algumas publicações sejam ligeiramente modificadas ou eliminadas em conformidade com as Políticas e Procedimentos da Young Living e a legislação em vigor.