Guia de ioga para principiantes

0 09/11/2021 - BEM-ESTAR, Em forma

O ioga é uma prática fácil para principiantes de todas as idades, formas e tamanhos e proporciona uma grande variedade de benefícios como, por exemplo, uma melhor postura e um nível de concentração maior, bem como uma melhoria da resistência, equilíbrio e flexibilidade. Embora o ioga já seja praticado há milhares de anos, não precisas de aprender posições complicadas ou os seus nomes em sânscrito para te sentires bem. O ioga é uma forma de exercício bastante acessível e na Young Living adoramos combiná-lo com os nossos óleos essenciais.

Homem a fazer ioga rodeado de plantas e janelas

Como começo?

Quando estiveres a começar é melhor experimentares algumas aulas diferentes. Algumas são dinâmicas e focam-se em queimar calorias e noutras as posições são mantidas durante um maior período de tempo para trabalhar os músculos e o tecido conjuntivo mais profundamente. Seja qual for a que escolheres, é melhor começares com as posições mais simples que são a base do ioga mais avançado. Até pode ser que reconheças algumas, como a prancha ou a ponte, uma vez que outras aulas de exercício físico utilizam o ioga como uma base para os seus exercícios. Em geral, poderás ver que os nomes das posições de ioga são descritivos, como “o cão a olhar para baixo”, “o triângulo” ou “a árvore”, o que te vai ajudar a visualizar a posição em que o teu corpo tem de estar.

Porque é que o ioga é tão benéfico?

Uma das melhores coisas acerca do ioga é que trabalha o corpo todo e fortalece, tonifica e alonga em profundidade músculos que muitas vezes são pouco utilizados. Se praticas outros desportos, o ioga também pode melhorar a tua capacidade de praticá-los como, por exemplo, ao aumentar a flexibilidade de ciclistas e atletas, ou ao ajudar com o equilíbrio e as mudanças seguras de direção no ténis, basquetebol e esqui.

Mulher a praticar ioga no fim de uma doca com vista para a água

Praticar ioga é bom para a mente?

Se tens dificuldades para te concentrar, dormir ou acordar de manhã, o ioga também pode ajudar.  Incorpora técnicas de respiração e meditação que ajudam a criar uma harmonia entre o corpo e a mente. Contudo, não tens de ser espiritual para desfrutar e beneficiar da concentração necessária para atingir uma posição ou do tempo de relaxamento que faz parte de cada sessão. Foi demonstrado que fazer ioga aumenta o relaxamento e alivia a tensão, ao mesmo tempo que melhora a sensação de bem-estar.

Quais são os benefícios das aulas de ioga dadas por um instrutor?

Ir a uma aula de ioga significa que o instrutor te pode guiar individualmente enquanto te vais familiarizando com as posições. Estas aulas costumam durar uma hora e incluem várias sequências de posições com um tempo de relaxamento no fim. Também há o bónus adicional de costumarem fornecer os tapetes de ioga e do instrutor te poder ajudar com uma determinada posição. É normal estares consciente de ti próprio na primeira vez que praticas ioga com outras pessoas mas, embora tenham mais experiência, lembra-te que já todos foram principiantes. Reserva algum tempo para observar a demonstração do instrutor, especialmente se não tiveres certeza acerca de uma instrução.

Instrutor a ajudar uma mulher com uma posição de ioga numa aula

Quais são os benefícios de praticar ioga em casa?

Em casa podes praticar ioga quando mais te convém e ao teu próprio ritmo. Também podes criar o teu próprio espaço confortável, de modo a aumentar o relaxamento, com almofadas e óleos essenciais, por exemplo. Podes experimentar sequências simples de 20 minutos ou menos, uma sessão estimulante pela manhã ou uma pequena sessão relaxante para te ajudar a dormir. Assiste a um vídeo ou lê acerca da rotina antes de começares para entenderes o que vais fazer e saberes qual é o equipamento necessário.

Não te esqueças que cada um tem um percurso individual

Podes ver pessoas a utilizar coisas como blocos, almofadas cilíndricas e correias em determinadas posições. Algumas pessoas conseguem tocar nos dedos dos pés com facilidade e outras não. O mesmo se aplica às posições de ioga. Esta é a alegria do ioga. O ioga pode funcionar para todos nós porque reconhece que somos todos diferentes uns dos outros e acolhe toda a gente.

Mulher a praticar ioga e meditação em casa

Gostas de praticar ioga? Ou estás a pensar começar agora? Escreve os teus comentários abaixo ou entra em contacto connosco através de mseublog@youngliving.com.

Cat WeakleyEscritora e editora com uma grande experiência em temas como viagens de esqui, gastronomia e saúde, como subchefe de conteúdo de esqui no The Telegraph, Cat Weakley também é uma ciclista e esquiadora entusiasta com um compromisso de 20 anos para com o ioga. “Comecei por experimentar o ioga para alongar os músculos tensos devido aos anos de ciclismo e depois fiquei viciada pela forma como combina o bem-estar mental com os desafios físicos.”

Partilhar

Sem comentários

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Todos os comentários são moderados e não irão aparecer imediatamente. Além disso, é possível que algumas publicações sejam ligeiramente modificadas ou eliminadas em conformidade com as Políticas e Procedimentos da Young Living e a legislação em vigor.