Cinco usos refrescantes para o óleo de hortelã-pimenta

1 28/11/2023 - Culinária, Descobre os óleos essenciais, EM CASA, ÓLEOS ESSENCIAIS

Se fores como a maioria de nós na Young Living, o óleo essencial de hortelã-pimenta (Peppermint) proveniente da espécie Mentha piperita já é um dos teus favoritos. Quer estejas à procura de uma explosão de frescura, uma fragrância revigorante e mentolada ou uma adição refrescante a uma massagem aos pés ao fim do dia, algumas gotas deste óleo são sempre uma ótima opção. E caso precises de mais alguns motivos para adorares esta maravilha mentolada, aqui tens cinco usos do óleo de hortelã-pimenta para experimentares.

1.     Relaxa após um longo dia

Geralmente, palavras como refrescante, revigorante e formigueiro surgem quando pensamos neste óleo essencial e há uma boa razão para isso. Graças a constituintes como o mentol e o acetato de mentilo, a aplicação de Peppermint cria uma sensação de frescura que é perfeita como parte de uma massagem relaxante.

Talvez estejas a fazer mais exercício do que o normal para compensar os excessos da quadra natalícia ou talvez as compras de última hora tenham feito com que andasses de um lado para o outro o dia inteiro. Seja qual for o motivo, o óleo essencial Peppermint é uma fantástica opção quando é utilizado em massagens. Basta combinares 15 gotas com 10 ml de Young Living V-6® Enhanced Vegetable Oil Complex, ou um óleo de base à escolha, e massajares na pele conforme desejado.

Imagem do óleo essencial de hortelã-pimenta e Young Living V-6®

 

Dica YL: algumas pessoas podem achar a sensação refrescante deste óleo demasiado intensa. Recomendamos começar a usar Peppermint diluído com um óleo de base, numa proporção 1:4. Se quiseres usá-lo sem diluir, efetua um teste de contacto com uma gota para ver como é que a tua pele reage. Se tiveres uma reação com o óleo, dilui-o numa proporção 1:4 de óleo de base e experimenta fazer outro teste de contacto.

2.     Revitaliza o teu banho matinal

A parte mais difícil das manhãs geladas é encontrar a energia e motivação necessárias para sair da cama e tomar banho. Nos dias em que não te sentes no teu melhor, as pastilhas efervescentes Easy Breeze Awakening Shower Steamers da Young Living proporcionam-te uma experiência revigorante que promete levantar os ânimos e dar-te a dose de energia necessária para enfrentares o dia ocupado que tens pela frente.

Elaboradas com os óleos essenciais de eucalipto (Eucalyptus) e hortelã-pimenta, esta fórmula vegana permitirá que desfrutes de uma experiência de spa no teu próprio chuveiro. Coloca uma pastilha efervescente no banho, onde se possa molhar mas não obstrua a corrente de água, e desfruta do seu aroma refrescante à medida que o vapor se dispersa pela tua casa de banho.

Basta adicionares algumas gotas de Peppermint ao teu gel de banho para dares uma adição alegre e refrescante à tua rotina matinal.

Imagem das pastilhas efervescentes Easy Breeze Shower Steamers da Young Living exibidas numa casa de banho

 

3.     Cria misturas de fragrâncias estimulantes

O óleo de hortelã-pimenta, com as suas notas revigorantes e estimulantes, é um ingrediente maravilhoso que serve como uma tela versátil na altura de criar misturas de fragrâncias personalizadas e diferentes. Dá asas à imaginação e cria fragrâncias únicas que envolvem os teus sentidos. Aqui tens algumas misturas para ganhares inspiração:

Manhã calma

  • 4 gotas do óleo essencial de olíbano (Frankincense)
  • 3 gotas do óleo essencial de hortelã-pimenta (Peppermint)
  • 2 gotas do óleo essencial de lavanda (Lavender)

Folhas estaladiças

  • 3 gotas do óleo essencial de eucalipto azul (Eucalyptus Blue)
  • 2 gotas do óleo essencial de limão (Lemon)
  • 2 gotas do óleo essencial de hortelã-pimenta (Peppermint)
  • 1 gota do óleo essencial de lavanda (Lavender)

Bengalas doces

  • 2 gotas do óleo essencial de hortelã-pimenta (Peppermint)
  • 2 gotas do óleo essencial de hortelã (Spearmint)
  • 1 gota do óleo essencial de cássia (Cassia)
  • 1 gota do óleo essencial de laranja (Orange)

Imagem de uma mulher a usar um roll-on de óleos essenciais nos pulsos

 

4.     Uma boa dose de concentração

Já todos tivemos esses momentos de falta de motivação. Peppermint é a tua arma secreta quando te estiveres a tentar concentrar. Aplica algumas gotas nas mãos, respira profundamente e desfruta de uma boa dose de motivação para te ajudar a enfrentar as tarefas que tens por fazer. Mantém um frasco deste óleo à mão, na tua secretária ou zona de estudo, e deixa que o seu aroma fresco e revigorante te proporcione um ambiente de concentração e motivação.

Imagem de uma mulher a inalar o óleo essencial de hortelã-pimenta diretamente do frasco

 

5.     Experimenta fazer uns petiscos caseiros

Na Young Living, não só temos o nosso óleo essencial Peppermint original, como também temos o óleo de culinária Peppermint+ que tem um sabor alegre e refrescante. Desde meados de 1700, o hortelã-pimenta tem sido usado para dar um sabor refrescante a doces e iguarias pelo mundo inteiro. À medida que o dia de Natal se aproxima, porque não experimentas a seguinte receita e levas o sabor e o aroma de Peppermint+ até à tua cozinha?

Imagem de casca de hortelã-pimenta com bengalas doces e o óleo essencial Peppermint+

 

Casca de hortelã-pimenta com chocolate natalícia

Ingredientes:

  • 350 g de chocolate branco (em pedaços)
  • 170 g de chocolate negro (em pedaços)
  • Óleo vegetal ou de coco
  • 2 gotas do óleo essencial Peppermint+
  • 3 bengalas doces (trituradas)

Modo de preparo:

  1. Forra uma forma quadrada com papel vegetal e reserva-a.
  2. Derrete ½ colher de chá do teu óleo com metade do chocolate branco em banho maria. Quando a mistura estiver derretida, adiciona 1 gota de Peppermint+. Coloca o chocolate branco derretido numa forma previamente preparada, espalhando-o de maneira uniforme. Leva ao frigorífico durante cerca de 10 a 15 minutos até que o chocolate branco esteja quase sólido. Não deixes que fique completamente sólido ou as camadas podem não se misturar.
  3. Repete a segunda etapa com o chocolate negro e adiciona a camada de chocolate derretido por cima do chocolate branco que já se encontra na forma.
  4. Por fim, derrete o chocolate branco restante com ½ colher de chá de óleo e coloca por cima da camada de chocolate negro, criando três camadas.
  5. Para a camada final, polvilha as bengalas doces trituradas por cima do chocolate derretido e leva ao frigorífico até que a mistura esteja bem firme.
  6. Depois da mistura ter solidificado, retira-a do frigorífico, corta-a em pedaços conforme desejado e desfruta deste docinho natalício.

Coloca gosto neste artigo e conta-nos como é que gostas de usar este aroma revigorante e poderoso.

Partilhar

Sem comentários

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Todos os comentários são moderados e não irão aparecer imediatamente. Além disso, é possível que algumas publicações sejam ligeiramente modificadas ou eliminadas em conformidade com as Políticas e Procedimentos da Young Living e a legislação em vigor.