Patchouli: origens, usos e receitas de perfumes caseiros

0 27/01/2023 - BELEZA, Descobre os óleos essenciais, ÓLEOS ESSENCIAIS, Trabalhos manuais

Junta-te a nós hoje, à medida que te apresentamos um dos ingredientes mais usados na indústria de perfumaria moderna: o óleo de patchouli. Descobre como é que este óleo surpreendente ganhou popularidade pelo mundo, à medida que foi adotado por culturas diferentes ao longo da história antes de se tornar numa das notas proeminentes de perfumaria de hoje em dia. Neste artigo, também poderás descobrir como podes utilizar o óleo essencial de patchouli para criares os teus próprios perfumes personalizados para te destacares da multidão. Mas em primeiro lugar, iremos falar acerca do seu perfil.

Imagem do óleo essencial de patchouli

O que é o óleo essencial de patchouli?

Apreciado pelo seu aroma intenso e a sua rica história, o patchouli (Pogostemon cablin) é um arbusto perene da família das lamiáceas. Originária de regiões asiáticas, como a Índia, Malásia e Indonésia, esta planta perene cresce em climas tropicais e pode ter até cerca de 90 centímetros de altura com folhas que se transformam em flores delicadas.

O patchouli é mais comummente cultivado pelo seu óleo essencial que é extraído através de destilação a vapor. É um processo único, uma vez que as folhas e caules colhidos da planta devem, em primeiro lugar, ser secos à sombra antes de serem destilados a vapor para extrair o óleo de patchouli na sua forma mais pura.

Imagem da planta de patchouli a crescer na natureza

Origens do patchouli

O nome Patchouli provém das palavras patchai e ellai do antigo tâmil que se traduzem como “folha verde”. Parece simples, certo? Mas a história desta planta aromática é tudo menos simples.

O povo sul indiano que cunhou o nome do patchouli também desenvolveu alguns dos seus primeiros usos conhecidos. Utilizavam as folhas pelas suas propriedades medicinais, como repelente contra insetos e, por vezes, como ingrediente em chás herbais. Assim, o patchouli seguiu para o Médio Oriente através das rotas comerciais da seda, uma vez que os comerciantes cobriam os seus produtos com a planta por acreditarem que protegia a seda das traças.

Mais tarde, no século XIX, as mulheres francesas utilizavam xailes com cheiro a patchouli. Este hábito até chegou a ser adotado pela imperatriz Eugénia, o que o tornou num bem desejado na Europa e noutras civilizações do ocidente. Havia rumores de que muitas mulheres escolhiam os seus xailes de seda sem ser com base no padrão ou design, mas de acordo com o cheiro forte a patchouli. Quer fosse meramente um rumor ou não, o aroma a patchouli logo se difundiu pelas classes altas.

A meio do século XX, o patchouli deixou de ser associado com a alta costura e riqueza e passou a ser associado às lojas e aos hippies quando o óleo de patchouli ficou popular no movimento de contracultura dos anos 60 e 70. Embora os “filhos das flores” utilizassem uma versão de fraca qualidade, isso não fez com que parassem de desfrutar do seu aroma rico e almiscarado e de o transformarem num símbolo da liberdade.

Após o seu breve período como um emblema da cultura hippie, o óleo de patchouli voltou à baila no início dos anos 90 como uma fragrância de luxo, uma vez que os perfumistas o começaram a utilizar como uma nota principal em perfumes de homem e mulher. Hoje em dia, é reconhecido como um dos ingredientes mais utilizados na indústria de perfumaria moderna.

Sabias que…?

  • Meio quilo de ouro já chegou a ser trocado por meio quilo de patchouli pelos comerciantes europeus.
  • O faraó egípcio Tutankhamun foi enterrado em 40 litros de óleo de patchouli.
  • O álbum Like A Prayer (1989) da rainha do pop, Madonna, tinha uma capa aromatizada com patchouli.

Imagem de uma mulher a meter perfume

Patchouli em perfumes

O óleo de patchouli tem um aroma intenso inconfundível que é profundo, terroso e amadeirado, mas com uma doçura subtil. Tem um aroma do qual muitos gostam pela sua riqueza e profundidade, enquanto outros o acham intimidante e almiscarado. Mas é mesmo graças a essa profundidade que temos uma fragrância duradoura, uma qualidade que o torna num ingrediente popular em perfumes.

Em conjunto com o seu aroma duradouro, o óleo de patchouli é bastante versátil e combina bem com muitos outros óleos, tais como os de sândalo, vetivéria e bergamota. Esta versatilidade faz com que o seu aroma não esteja associado a quaisquer estereótipos de género e é por isso que pode ser encontrado comummente como uma nota de base tanto em fragrâncias masculinas como femininas.

Imagem de óleos essenciais a serem combinados para elaborar uma fragrância caseira

Cria o teu próprio perfume com patchouli

Na sociedade individualista de hoje em dia, é importante termos um aroma único e isto pode ser alcançado através da combinação de fragrâncias. Felizmente, há muitos aromas que combinam bem com patchouli. Enquanto o patchouli e a baunilha criam um aroma terroso, doce e reconfortante, a combinação de jasmim e patchouli é algo divinal, elegante e romântica. Quando é combinado com outros aromas amadeirados, como o de sândalo e vetivéria, o patchouli complementa as nuances de cada um destes aromas únicos. Do mesmo modo, aromas florais como os de lavanda e ylang ylang funcionam bem para equilibrar a intensidade das notas de patchouli. Se és um principiante na arte de combinar fragrâncias, experimenta algumas das misturas infundidas em patchouli que se encontram abaixo para encontrares o teu novo aroma personalizado.

Perfumes caseiros

Depois de teres escolhido a receita que queres usar, combina as gotas de óleos essenciais com um óleo de base num frasco roll-on vazio para criares o teu perfume personalizado.

Jardim de rosas

  • 5 gotas de óleo essencial de bergamota (Bergamot)
  • 3 gotas do óleo essencial Patchouli
  • 2 gotas de óleo essencial de rosa (Rose)

Brisa refrescante

  • 5 gotas de óleo essencial de cedro (Cedarwood)
  • 3 gotas de óleo essencial de lima (Lime)
  • 2 gotas do óleo essencial Patchouli

Prazer de verão

  • 5 gotas de óleo essencial de laranja (Orange)
  • 3 gotas do óleo essencial de rosa (Rose)
  • 2 gotas do óleo essencial Patchouli

Citrinos exóticos

  • 3 gotas do óleo essencial de laranja (Orange)
  • 3 gotas do óleo essencial de erva-cidreira (Melissa)
  • 2 gotas do óleo essencial Patchouli

Cupido do amor

  • 5 gotas de óleo essencial de lavanda (Lavender)
  • 3 gotas do óleo essencial Patchouli
  • 2 gotas do óleo essencial Ylang Ylang

Caminhada na natureza

  • 5 gotas do óleo essencial de gerânio (Geranium)
  • 3 gotas do óleo essencial de cipreste (Cypress)
  • 2 gotas do óleo essencial Patchouli

Misturas pré-feitas

Para tornar as coisas ainda mais fáceis, a Young Living tem orgulho de ter uma gama de misturas de óleos essenciais infundidas em patchouli prontas para desfrutares.

  • Di-Gize®: esta mistura de óleos essenciais combina os óleos de estragão, gengibre, hortelã-pimenta, junípero, erva-limão, anis e patchouli que proporcionam um aroma exótico.
  • Peace & Calming®: inspirada pela natureza, esta mistura doce e cítrica foi criada cuidadosamente com ylang ylang, tanaceto azul, patchouli, laranja e tangerina. Também se encontra disponível em formato roll-on!
  • Abundance: esta mistura cativante de olíbano, canela, laranja, patchouli, cravinho, gengibre, mirra e abeto preto é o aroma reconfortante ideal para promover uma sensação de motivação e alegria.
  • Magnify Your Purpose: enche o teu coração de paixão com esta mistura doce e condimentada que contém sálvia, noz moscada, canela, sândalo, patchouli, bergamota, ylang ylang e gerânio.

Imagem das misturas de óleos essenciais Di-Gize®, Peace & Calming®, Abundance e Magnify Your Purpose

Coloca gosto nesta publicação e conta-nos que óleos essenciais é que achas que combinam melhor com patchouli na secção de comentários.

Partilhar

Sem comentários

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Todos os comentários são moderados e não irão aparecer imediatamente. Além disso, é possível que algumas publicações sejam ligeiramente modificadas ou eliminadas em conformidade com as Políticas e Procedimentos da Young Living e a legislação em vigor.