Estilo de vida mais ecológico

0 19/01/2023 - EM CASA

Se adoraste o nosso artigo do mês passado denominado opções ecológicas para este Natal, esperamos que este te inspire a continuar a tomar decisões informadas depois da época festiva e no dia-a-dia. Faz com que 2023 seja o ano em que começas a fazer escolhas que te levam a um estilo de vida mais ecológico. Não tens a certeza por onde começar? Nesta publicação temos as melhores dicas e truques para te ajudar a reduzir o desperdício de plástico e a tomar decisões mais conscientes para o planeta.

Imagem de uma mulher com uma planta na mão

O que é um estilo de vida ecologicamente consciente?

Viver uma vida ecologicamente consciente trata-se de nos tornarmos mais cientes do impacto que as nossas decisões diárias têm no planeta em que vivemos. Trata-se de organizarmos os nossos pensamentos, termos em consideração as consequências das nossas ações e sermos intencionais com as escolhas que fazemos. Mas não é algo que se consiga atingir da noite para o dia, é um processo gradual em que deve ser efetuada uma mudança de cada vez, por maior ou mais pequena que seja.

Como é que podemos ter uma vida mais ecologicamente consciente?

Reduzir o desperdício de plástico descartável

Sabias que mais de oito milhões de toneladas de plástico poluem os oceanos todos os anos? E não é só isso. Também é prejudicial para os animais e a vida selvagem, uma vez que se podem magoar em objetos de plástico ou confundi-los com comida. Depois de serem consumidos, os químicos do plástico podem passar pela cadeia alimentar e contaminar os alimentos que nós, humanos, comemos.

Não há como negar que a poluição plástica é um problema global e o plástico descartável é um dos principais culpados. O plástico descartável não pode ser reciclado e leva centenas de anos para se decompor. Ajuda a combater a poluição plástica ao evitares o uso de plástico descartável e optares por artigos reutilizáveis, tais como os que destacamos abaixo.

Panos de cera de abelha

Ao contrário da película aderente que é descartável, difícil de reciclar e muitas vezes acaba num aterro sanitário, os panos de cera de abelha podem ser reutilizados várias vezes durante cerca de um ano. Elaborados a partir de algodão e cera de abelha, os panos de cera de abelha funcionam da mesma forma que a película aderente, uma vez que podem ser colocados e moldados por cima de pratos ou tigelas ou ser utilizados para guardar e manter a frescura dos alimentos. Além disso, são completamente biodegradáveis, o que significa que podem ser colocados na compostagem quando deixarem de ter aderência.

Imagem de um pano de cera de abelha a tapar uma tigela de salada

Sacos de armazenamento de alimentos reutilizáveis

Aqueles que querem evitar contribuir para a crise da poluição de plástico podem dizer adeus aos sacos de plástico descartáveis e tornar os sacos de armazenamento de alimentos reutilizáveis numa adição à sua cozinha. Estes sacos reutilizáveis estão disponíveis em várias superfícies comerciais, podem ser lavados e reutilizados várias vezes para manter os alimentos em armários, no frigorífico ou congelador. Também é importante salientar que são mais económicos e ajudam a baixar os custos, à medida que ajudam a reduzir o desperdício de plástico.

Imagem de um saco de armazenamento de alimentos reutilizável com fruta dentro

Bambu

É incrível ver quantas alternativas em bambu é que existem no mercado, incluindo cotonetes, escovas de dentes, canecas, discos para retirar a maquilhagem e a lista continua. É considerado um recurso ecológico graças à sua taxa rápida de crescimento e capacidade de regeneração após a sua colheita. Além disso, é 100% degradável. Deixa a tua dependência de plástico para trás com a ajuda maravilhosa do bambu.

Imagem dos produtos de bambu (talheres, copos, cotonetes, escovas de limpeza e mais)

Opta por marcas ecologicamente conscientes

Outra forma de ajudares o nosso planeta é fazeres as tuas compras em empresas conceituadas que têm como prioridade número um cuidar do nosso planeta. Aqui na Young Living, temos orgulho de liderar o caminho para garantirmos que os nossos padrões vão para além da norma. O nosso programa de conformidade global (Global Compliance Programme) procura garantir que os nossos produtos estão a contribuir para o bem maior do planeta como, por exemplo, através dos esforços de reflorestação e programas de reciclagem. Para além disso, temos uma ampla gama de produtos de origem natural, adequados para veganos, desde óleos essenciais e misturas a uma gama de produtos de limpeza. Confere já a nossa gama de produtos de origem natural aqui.

Imagem dos produtos Thieves num cesto

Abraça a imperfeição

A transição para um estilo de vida mais ecologicamente consciente demora o seu tempo e é preciso ter paciência. Não sintas culpa por não teres um estilo de vida perfeito. Na Young Living abraçamos a imperfeição e os erros, fazem parte de ser humano. O mais importante é que te estás a esforçar para ser melhor, a ir na direção certa para teres um estilo de vida mais ecológico e, esperançosamente, a inspirar outras pessoas para se juntarem a ti nesse percurso.

Coloca gosto nesta publicação e conta-nos que dicas é que segues para teres um estilo de vida mais ecológico.

Partilhar

Sem comentários

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Todos os comentários são moderados e não irão aparecer imediatamente. Além disso, é possível que algumas publicações sejam ligeiramente modificadas ou eliminadas em conformidade com as Políticas e Procedimentos da Young Living e a legislação em vigor.