Origem e usos do óleo de vetivéria

0 27/02/2023 - Consciência plena, ÓLEOS ESSENCIAIS, Usar os óleos essenciais

Durante muito tempo, o óleo essencial de vetivéria era um dos menos conhecidos. Hoje em dia, o óleo de vetivéria (Vetiver) é mais popular do que nunca por ser um ingrediente indispensável em perfumaria e noutros produtos perfumados. Junta-te a nós hoje, à medida que nos aventuramos pela história e usos deste óleo enigmático. Também poderás encontrar algumas receitas caseiras para desfrutares de uma sessão de mimos, bem como algumas misturas de óleos essenciais maravilhosas para celebrares a versatilidade deste óleo.

Imagem do óleo essencial de vetivéria

O que é o óleo essencial de vetivéria?

O óleo essencial de vetivéria é um derivado das raízes de uma erva fragrante perene (Chrysopogon zizanioides) que é nativa da Ásia tropical. As plantas de vetivéria crescem até 1,5 metros de altura, de onde florescem folhas rígidas e flores roxas. A vetivéria faz parte da quinta maior família de plantas, as poáceas, à qual também pertencem a erva-limão e a citronela.

Para extrair o óleo de vetivéria, as raízes são colhidas com 18 a 24 meses de idade, lavadas, secas ao sol, cortadas, demolhadas e destiladas a vapor para produzir o óleo na sua forma mais pura.

  Imagem do processo de destilação a vapor

História da vetivéria

O óleo de vetivéria tem uma história colorida, particularmente na Ayurveda onde era utilizado para fins espirituais e medicinais. Também tem sido uma parte integral em perfumaria desde o século XII. Denominado de “óleo da tranquilidade”, acreditava-se que o aroma do óleo de vetivéria presente em fragrâncias poderia promover sensações de estabilidade e serenidade.

O seu nome é originário do tâmil e significa “raiz que é desenterrada”. Embora a sua etimologia não pareça impressionante, o sistema radicular da planta de vetivéria é tudo menos comum. Embora a maioria das gramíneas tenha raízes que se espalham num padrão horizontal, as raízes da vetivéria penetram-se verticalmente no solo e algumas chegam a ter quase 4 metros de profundidade.

Curiosamente, a planta de vetivéria utilizava-se como forma primitiva de ar condicionado. As raízes eram demolhadas e penduradas por cima das portas para arrefecer o ar quente à medida que passava. A planta também tem um papel interessante na preservação ambiental. O seu sistema radicular é tão forte que a vetivéria é plantada como uma barreira natural em zonas que se encontram em risco de inundações e desmoronamentos. Esta gramínea previne a erosão do solo ao reter os sedimentos e diminuir o fluxo de água. A próxima vez que cheirares este óleo, aproveita para refletires sobre a planta milagrosa da qual ele provém.

Imagem da planta de vetivéria a crescer na natureza

A que é que cheira a vetivéria?

Conhecido pelo seu efeito calmante, o óleo de vetivéria tem um aroma muito distinto, bastante terroso e amadeirado. Historicamente, o aroma amadeirado da vetivéria era associado às fragrâncias masculinas por ser utilizado em perfumes para homem mas tem vindo cada vez mais a ser utilizado como uma nota integral em fragrâncias para mulher. Além disso, a versatilidade da vetivéria significa que combina bem com lavanda, bergamota, limão, jasmim, pimenta preta, toranja… e a lista não fica por aqui.

Este aroma é semelhante ao do sândalo, pau santo e patchouli mas, muito honestamente, não há aroma igual ao do óleo de vetivéria. Nem sequer existe uma versão sintética uma vez que o seu perfil olfativo complexo é composto por mais de 100 constituintes, algo impossível de replicar. É verdadeiramente único.

Cinco formas de usar o óleo de vetivéria

Para além do uso aromático, o óleo de vetivéria pode ser utilizado de maneira tópica por ser considerado seguro para ser aplicado na pele. Dilui-o sempre com um óleo de base. Mistura 1 a 2 gotas deste óleo com 10 gotas de um óleo de base. E não te esqueças de efetuar sempre um teste de contacto para veres se provoca alguma reação de sensibilidade na tua pele. Aqui tens algumas formas maravilhosas para usar o óleo de vetivéria:

1. Práticas de manifestação

A manifestação é o ato de estabelecer intenções em relação a algo na esperança que aconteça. Os óleos essenciais combinam muito bem com a manifestação, uma vez que as suas fragrâncias estão ligadas a emoções e memórias e isto é algo que te pode ajudar a visualizar os teus objetivos. A vetivéria tem um aroma que promove a ligação e isso torna-a numa combinação poderosa para as práticas de manifestação. Aplica este óleo nos pontos de pulsação para inalares o seu aroma terroso e equilibrante ou massaja-o na planta dos pés para te sentires mais centrado.

2. Um bom banho de imersão

Após um dia particularmente ocupado, combina o óleo de vetivéria com sais de Epsom e desfruta de uma experiência bem calmante.

Ingredientes:

  • 4 gotas de óleo essencial de bergamota (Bergamot)
  • 3 gotas de óleo essencial de lavanda (Lavender)
  • 1 gota de óleo essencial de vetivéria (Vetiver)
  • 1 gota de óleo essencial de néroli (Neroli)
  • 150 g de sais de Epsom

Modo de preparo:

  1. Enche a banheira com água quente.
  2. Coloca os ingredientes todos na banheira e mistura bem até se dissolverem.
  3. Relaxa e deixa que os óleos essenciais sejam completamente absorvidos pela tua pele.

Imagem de uma mulher a desfrutar de um banho relaxante

3. Relaxamente noturno

À semelhança da lavanda, o óleo de vetivéria pode ajudar a promover um sono tranquilo graças ao seu aroma relaxante. Inala este aroma calmante à medida que te preparas para ir para a cama e aterra na terra dos sonhos antes de teres de contar carneiros.

4. Leva os cuidados para a pele ao próximo patamar

O óleo de vetivéria também é ótimo para ser incorporado na tua rotina de cuidados para a pele. Do mesmo modo que as raízes da planta contêm água para hidratar o solo à sua volta, o óleo de vetivéria pode ajudar a dar uma boa dose de hidratação à tua pele. Combina algumas gotas deste óleo com uma manteiga corporal para desfrutares de uma pele suave e sedosa ou adiciona-o ao teu creme hidratante para melhorar a aparência da pele com um tom uniforme.

5. Cria uma fragrância pessoal

O óleo de vetivéria é uma nota de base muito popular em perfumes que proporciona elegância e profundidade. A sua complexidade olfativa significa que pode ser usado sozinho como perfume, mas também combina perfeitamente bem com outros aromas. Cria a tua própria combinação pessoal ou experimenta alguma das que se encontram abaixo.

Sonhos doces

  • 3 gotas de óleo essencial de lavanda (Lavender)
  • 3 gotas de óleo essencial de cedro (Cedarwood)
  • 2 gotas de óleo essencial de vetivéria (Vetiver)

Chuva de meia-noite

  • 3 gotas de óleo essencial de vetivéria (Vetiver)
  • 2 gotas de óleo essencial de limão (Lemon)
  • 1 gota de óleo essencial de lavanda (Lavender)

Dia de spa

  • 4 gotas de óleo essencial de bergamota (Bergamot)
  • 2 gotas de óleo essencial de vetivéria (Vetiver)
  • 2 gotas de óleo essencial de néroli (Neroli)

Onde é que posso comprar o óleo de vetivéria?

Na Young Living temos orgulho de poder proporcionar óleos essenciais de alta qualidade e pureza. O nosso compromisso de garantia de qualidade Seed to Seal® motiva-nos a criar cada óleo essencial de acordo com os nossos três pilares: fornecimento, ciência e padrões. Isto significa que não só estás a experimentar os benefícios da sua pureza, como também estás a desfrutar dos nossos recursos mundiais e líderes na indústria. Descobre a nossa coleção completa de óleos essenciais e misturas e encontra o mais adequado para ti.

Imagem do selo Seed to Seal da Young Living

Gostaste deste artigo? Deixa-nos um comentário a contar como é que gostas de usar o óleo de vetivéria.

Partilhar

Sem comentários

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Todos os comentários são moderados e não irão aparecer imediatamente. Além disso, é possível que algumas publicações sejam ligeiramente modificadas ou eliminadas em conformidade com as Políticas e Procedimentos da Young Living e a legislação em vigor.