Aplicação tópica: como usar os óleos essenciais na pele

0 08/11/2022 - BELEZA, Cuidados para a pele, ÓLEOS ESSENCIAIS, Usar os óleos essenciais

Para aqueles que andam à procura de desfrutar dos benefícios do que a mãe natureza tem para oferecer, os óleos essenciais podem ser utilizados de maneira aromática, interna e tópica. Na publicação do blogue de hoje, iremos falar sobre a última, a aplicação tópica.

O que é a aplicação tópica?

A aplicação tópica abrange tudo, desde diluir um óleo essencial com um óleo de base para massajá-lo no corpo a misturá-lo com os teus produtos cosméticos favoritos para melhorar a tua rotina diária de cuidados para a pele. A aplicação tópica permite que o óleo seja absorvido diretamente na zona desejada da pele que é uma forma rápida, conveniente e eficaz de desfrutar dos benefícios dos óleos essenciais.

Pessoa a massajar um óleo essencial e Young Living V-6® nos pés

              

Como diluir os óleos essenciais

Antes de falarmos sobre as formas como os óleos essenciais podem ser utilizados topicamente, é importante que aprendas o quão importante é a diluição dos mesmos. Os óleos essenciais são compostos altamente concentrados extraídos de plantas que capturam a essência mais pura da natureza. Contudo, com a pureza vem a potência e a volatilidade. Muitas vezes os óleos essenciais são demasiado fortes para serem aplicados diretamente na pele e, por isso, é necessário que seja efetuada uma diluição adequada para garantir a segurança de todos.

Combinar óleos essenciais com óleos de base

Tal como os óleos essenciais, os óleos de base também provêm de plantas. Alguns dos mais usados são os de coco, amêndoa, jojoba e outros vegetais. Por isso, qual é a diferença entre estes produtos à base de plantas? Enquanto os óleos essenciais são voláteis e podem evaporar rapidamente na pele, os óleos de base não evaporam, o que faz com que sejam o par perfeito para os óleos essenciais potentes.

Os óleos de base fazem o que o seu próprio nome indica, são uma base que ajuda a transportar os óleos essenciais ao diminuir a taxa de evaporação e melhorar a absorção segura e eficaz na pele, sem alterar nenhum dos seus benefícios naturais.

Os vários óleos de base têm características diferentes e podem variar na sua absorção, consistência, aroma e prazo de validade. Aqui na Young Living recomendamos-te combinar uma gota do teu óleo essencial de eleição com 5 a 10 gotas de Young Living V-6® Enhanced Vegetable Oil Complex ou outro óleo de base. Fica a conhecer os diferentes tipos de óleos de base, descobre qual é o melhor para ti e não te esqueças de verificar os rótulos, uma vez que as proporções podem variar de acordo com o produto ou a marca.

Como é que deves utilizar os óleos essenciais topicamente?

Onde podes aplicar os óleos essenciais na pele?

  • Cara: adiciona 1 a 2 gotas de óleo essencial aos teus produtos de cuidados para a pele favoritos para ajudar a manter uma tez com um aspeto saudável.
  • Abdómen: combina 1 a 2 gotas de um óleo essencial com um óleo de base para criar um óleo de massagens calmante para te ajudar a centrar nos momentos de desconforto.
  • Peito: aplica óleos essenciais como o de árvore do chá (Tea Tree) ou o de hortelã (Spearmint) no peito para inalares os seus aromas refrescantes que ajudam a promover uma sensação de respiração clara.
  • Braços e pernas: massaja óleos essenciais nestas zonas depois de uma sessão de exercício físico para relaxar o corpo e a mente.
  • Plantas dos pés: os principiantes podem começar por aplicar os óleos essenciais nas plantas dos pés, onde a pele é mais grossa e resiliente.
  • Pontos de pulsação: aplica óleos essenciais nos pontos onde o sangue flui mais próximo da superfície da pele, tal como o pescoço, o peito, a parte interior dos cotovelos, os pulsos, as têmporas e atrás das orelhas para promover uma sensação calmante e relaxante. Confere a imagem abaixo para saberes exatamente onde ficam os pontos onde podes aplicar óleos essenciais.

Imagem que mostra os pontos de pulsação

              

Para mimares o teu corpo por completo, melhora a tua rotina de banho ao incluíres algumas gotas dos teus óleos essenciais favoritos. Deixa que a tua pele absorva os benefícios e respire os aromas reconfortantes para desfrutares de uma experiência de luxo semelhante à de um spa.

Quais são os melhores óleos essenciais para a pele? As nossas cinco recomendações:

  • Lavanda (Lavender): incorpora algumas gotas deste óleo maravilhoso na tua rotina de cuidados para a pele e para o corpo para relaxares e descontraíres após um longo dia.
  • Copaíba (Copaiba): realça o teu brilho natural com este óleo quente e sensual. Adiciona-o ao teu creme favorito para lhe dares uma boa dose de hidratação.
  • Cedro (Cedarwood): acalma a pele com este óleo bastante hidratante com um aroma doce e cativante.
  • Árvore do chá (Tea tree): seleciona este óleo revitalizante pelos seus benefícios purificantes para a pele. Além disso, o seu aroma calmante proporciona uma experiência refrescante durante os meses de inverno, quando passamos mais tempo em casa a lutar contra as constipações.
  • Rosa (Rose): faz com que o teu brilho natural transpareça ao adicionares uma gota deste óleo à tua loção corporal favorita ou ao teu banho de imersão para dares uma boa dose de mimos à tua pele.

Dicas para uma aplicação segura

  • Evita as zonas sensíveis. Mesmo quando são combinados com os óleos de base, há determinadas zonas sensíveis em que deves evitar aplicar os óleos essenciais: à volta dos olhos, dentro dos ouvidos ou em zonas de pele danificada ou com feridas.
  • Tem cuidado com a possibilidade de sensibilidade à luz solar. Alguns óleos essenciais, tal como os cítricos, podem causar uma reação de fotossensibilidade temporária. Se os aplicares na pele, evita a exposição à luz solar direta durante pelo menos 12 horas.
  • Efetua um teste de contacto. Se estiveres preocupado com a sensibilidade na pele, aplica uma pequena quantidade de um óleo essencial no antebraço e espera até duas horas para veres se há alguma reação adversa na pele.
  • Guarda-os corretamente. As pessoas que utilizam os óleos essenciais devem saber como guardá-los para preservar as suas propriedades e benefícios.
  • Substitui os óleos antigos. Aconselhamos-te a substituir os óleos a cada três anos, embora seja sempre recomendado verificar cada rótulo individual.
  • Fica longe dos “óleos quentes”. Nem todos os óleos essenciais são bons para serem aplicados topicamente. Evita óleos como os de canela, pimenta preta e tomilho, uma vez que podem provocar uma sensação de calor na pele.
  • Toma as precauções necessárias. Se estiveres grávida ou em período de amamentação, se tiveres alguma condição médica ou estiveres a tomar algum tipo de medicamento, consulta um profissional de saúde antes de experimentares qualquer óleo.

Onde é que podes comprar óleos essenciais para a pele?

Na Young Living temos orgulho de poder proporcionar óleos essenciais de alta qualidade e pureza. O nosso compromisso de garantia de qualidade Seed to Seal® motiva-nos a criar cada óleo essencial de acordo com os nossos três pilares: fornecimento, ciência e padrões. Isto significa que não só estás a experimentar os benefícios da sua pureza, como também estás a desfrutar dos nossos recursos mundiais e líderes na indústria.

Óleos essenciais para a família inteira

Se queres partilhar o teu amor pelos óleos essenciais com a família inteira, é importante saberes que produtos são seguros e como podem ser utilizados. Por isso, a Young Living criou umas gamas especiais que te vão ajudar a escolher o produto adequado para cada membro da família.

Espreita a nossa gama KidScents® que foi criada a pensar nas crianças, para que elas também possam desfrutar dos óleos essenciais de forma segura. E para os membros ainda mais pequenos da família, temos a gama Seedlings® que foi formulada com ingredientes de origem natural, adequados para vegetarianos, que são ideais para a pele delicada dos bebés. E claro, não nos poderíamos esquecer dos patudos da família. A Animal Scents® é uma gama da Young Living que foi criada especialmente a pensar nos animais de estimação, sendo a solução perfeita para ser utilizada com os teus amigos de quatro patas.

Um cão com o seu dono a desfrutar da gama Animal Scents® da Young Living

              

E tu, gostas de utilizar os óleos essenciais topicamente? De que forma? Escreve os teus comentários abaixo ou entra em contacto connosco através de mseublog@youngliving.com.

Partilhar

Sem comentários

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Todos os comentários são moderados e não irão aparecer imediatamente. Além disso, é possível que algumas publicações sejam ligeiramente modificadas ou eliminadas em conformidade com as Políticas e Procedimentos da Young Living e a legislação em vigor.