Óleo essencial de sândalo: origem e usos

0 24/11/2022 - ÓLEOS ESSENCIAIS, Produtos YL

O que é o óleo essencial de sândalo?

Até os novatos no mundo dos óleos essenciais devem estar familiarizados com o aroma distinto do óleo essencial de sândalo. O seu aroma é apreciado pelo seu equilíbrio perfeito entre as notas terrosas e doces, o que o torna numa base popular em perfumes e fragrâncias.

O óleo essencial de sândalo é originário da madeira e raízes da árvore de Santalum album da Índia Oriental. Diz-se que quanto mais velha for a árvore, mais aromático será o óleo e que a idade ideal para a colheita é entre os 30 e os 50 anos. Depois da casca ter sido colhida, é moída e transformada num pó e destilada a vapor para extrair o óleo que se encontra dentro.

Para além do seu aroma rico, este óleo também tem uma rica história, em particular no subcontinente indiano. No hinduísmo, Lakshmi, a deusa da riqueza e boa fortuna supostamente vive na árvore de sândalo, o que lhe dá um significado religioso.

Sândalo sagrado vs. sândalo real havaiano^

Aqui na Young Living, gostamos tanto do sândalo que não nos conseguimos contentar com apenas um óleo essencial e temos duas variedades disponíveis: sândalo sagrado (Sacred Sandalwood) e sândalo real havaiano (Royal Hawaiian Sandalwood). Mas afinal qual é a diferença entre estes dois óleos únicos e porque é que vale a pena teres ambos na tua coleção?

Imagem dos óleos essenciais de sândalo sagrado e sândalo real havaiano rodeados pela casca de sândalo

Sândalo sagrado

O nosso óleo essencial de sândalo sagrado proporciona um aroma suave e quente. O óleo provém da espécie de árvores Santalum album transplantadas para a nossa quinta associada que se situa na Austrália. A quinta foi selecionada pelo seu terreno e clima semelhantes ao da Índia onde as árvores crescem e segue as diretrizes Seed to Seal® da Young Living, bem como medidas de sustentabilidade premiadas para proteger este óleo tão procurado.

Como utilizar o óleo essencial de sândalo sagrado:

  • Inala-o ou massaja-o antes de praticares ioga para desfrutares de uma sensação de calma e ligação.
  • Aplica-o nos pontos de pulsação como um perfume inspirador e elegante.
  • Coloca algumas gotas no teu banho de imersão para desfrutares de uns miminhos bem merecidos.
  • Adiciona 1 a 2 gotas deste óleo doce ao teu creme hidratante diariamente para promover uma pele com um aspeto radiante.
  • Desfruta dele como ingrediente principal nas misturas de óleos essenciais Harmony e White Angelica da Young Living.

Imagem da quinta e destilaria de sândalo da Young Living na Austrália

Sândalo real havaiano^

O nosso óleo essencial de sândalo real havaiano proporciona um aroma doce, amadeirado e alegre. O óleo provém das árvores da espécie Santalum paniculatum que são cultivadas no projeto de reflorestação de sândalo Kona na Big Island no Havai. Esta espécie cresce a uma maior altitude que o seu homólogo indiano e chegou a ser comercializada pela realeza havaiana, daí o seu nome “real”. Por respeito à terra, o projeto espera que as árvores cheguem ao fim da sua vida natural antes de serem colhidas para extrair o óleo.

Como utilizar o óleo essencial de sândalo real havaiano:

  • Infunde 10 gotas em cerca de 270 g de sais de Epsom e coloca esta mistura no teu banho de imersão para desfrutares de uma experiência relaxante semelhante a um spa.
  • Combina algumas gotas deste óleo sensual com um de base e massaja-os no corpo para descontraíres após um longo dia.
  • Inala o seu aroma diretamente do frasco para promover a coragem e o propósito.
  • Desfruta dele como ingrediente principal na mistura de óleos essenciais Inspiration da Young Living.

^ Sândalo real havaiano é uma marca registada da Jawmin, LLC.

Imagem do projeto de reflorestação de sândalo Kona da Young Living

Como é que a nossa família Young Living utiliza o óleo essencial de sândalo

Perguntámos aos entusiastas dos óleos da Young Living como é que gostam de utilizar o óleo essencial de sândalo. Isto foi o que nos disseram:

Adiciono algumas gotas à minha loção facial em conjunto com o óleo essencial de olíbano (Frankincense).”

“Inspirar estes aromas antes de uma sessão de meditação ajuda-me a ter uma experiência calmante.”

Gosto de infundir algumas gotas nas máscaras para o cabelo em conjunto com o óleo essencial de alecrim (Rosemary).”

“Adiciono-o ao meu sérum facial favorito para realçar o meu brilho natural.”

“O aroma amadeirado e doce deste óleo faz com que seja um ótimo ingrediente de base para um roll-on caseiro.”

E tu, como é que gostas de utilizar o óleo essencial de sândalo? Escreve os teus comentários abaixo ou entra em contacto connosco através de mseublog@youngliving.com.

This post is also available in: Inglês Alemão Checo Holandês Finlandês Sueco Lituano Romeno Russo Espanhol Francês Italiano Polaco Croata Hungarian

Partilhar

Sem comentários

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Todos os comentários são moderados e não irão aparecer imediatamente. Além disso, é possível que algumas publicações sejam ligeiramente modificadas ou eliminadas em conformidade com as Políticas e Procedimentos da Young Living e a legislação em vigor.