Seis alongamentos simples para fazeres na tua secretária

0 06/02/2023 - BEM-ESTAR, Em forma, Estilo de vida, Uncategorized @pt

Passar longos períodos de tempo sentado em frente à secretária pode ser prejudicial para o teu corpo. Especialmente nesta era atual de trabalho flexível, embora possamos estar agradecidos por conseguirmos manter um melhor equilíbrio entre a vida profissional e a pessoal, pode ser que a nossa zona de trabalho não tenha as melhores condições. Se te andas a queixar dos músculos e tens uma má postura por teres de ficar sentado durante muitas horas, incorpora estes alongamentos simples como parte da tua rotina matinal saudável para contrabalançar o facto de passares muito tempo sentado e ajudar a aliviar o desconforto.

1. Alonga os braços

Levanta o braço e dobra-o de maneira a que a tua mão chegue perto das omoplatas. Com a ajuda da outra mão, puxa o cotovelo ligeiramente em direção à cabeça. Aguenta esta posição durante 15 a 30 segundos e repete no outro braço.

Em seguida, cruza um braço na horizontal (à frente do peito). Usa o outro braço para puxar o cotovelo em direção ao peito para sentires um ligeiro alongamento. Aguenta esta posição durante 15 a 30 segundos e repete no outro braço.

Ilustração de uma mulher a demonstrar como se faz um alongamento aos braços

2. Alonga os ombros e o peito

Para ajudar a abrir o peito e os ombros, coloca as mãos atrás do corpo e entrelaça os dedos. Levanta os braços de forma gradual até sentires o alongamento. Aguenta esta posição durante 15 a 30 segundos e relaxa. Podes fazer este exercício sentado ou de pé. Se quiseres um alongamento mais profundo, inclina-te para a frente à medida que levantas os braços.

Ilustração de uma mulher a demonstrar como se faz um alongamento aos ombros e ao peito

3. Alonga o pescoço

Se costumas estar curvado a olhar para o ecrã do computador ou a olhar para cima para um segundo ecrã, alivia alguma tensão que o teu pescoço possa ter ao inclinares ligeiramente a cabeça em direção ao ombro com a ajuda da tua mão para te guiar. Aguenta esta posição durante 15 a 30 segundos e repete no outro lado. Tem cuidado para não puxares a cabeça demasiado e não forçares os músculos.

Ilustração de uma mulher a demonstrar como se faz um alongamento ao pescoço

4. Alonga o torso

Alivia a tensão no torso com este alongamento à coluna. Sentado numa cadeira, coloca os pés com firmeza no chão e olha para a frente. Roda a parte superior do corpo para a direita e coloca a mão esquerda na parte exterior do joelho direito. Se já sentes um alongamento nos músculos, aguenta esta posição durante 15 a 30 segundos. Para um alongamento mais profundo, coloca a mão direita na parte de trás da cadeira. Relaxa e repete no lado esquerdo.

Ilustração de uma mulher a demonstrar como se faz um alongamento ao torso

5. Alonga as ancas e os glúteos

Ajuda a aliviar qualquer incómodo nas pernas. Certifica-te que estás sentado na posição correta, com a cabeça alinhada à coluna. Cruza a perna direita por cima do joelho esquerdo e inclina-te para a frente. Aguenta esta posição durante 15 a 30 segundos. Relaxa e repete no outro lado.

Ilustração de uma mulher a demonstrar como se faz um alongamento às ancas e aos glúteos

6. Alonga os isquiotibiais

Embora estejas sentado numa cadeira o dia inteiro, ainda precisas de alongar as pernas, especialmente os isquiotibiais que são conhecidos por se contraírem rapidamente. Sentado, alonga uma perna e tenta tocar nos dedos dos pés. Aguenta esta posição durante 15 a 30 segundos, relaxa e repete na outra perna.

Ilustração de uma mulher a demonstrar como se faz um alongamento aos isquiotibiais

Como utilizar os óleos essenciais para melhorar os teus alongamentos

Estes alongamentos diários não só te irão ajudar a aliviar a tensão causada por estares sentado o dia inteiro, como também são uma atividade ótima para te abstraíres de qualquer stress relacionado com o trabalho. Combinar os aromas potentes dos óleos essenciais com os alongamentos ajuda a melhorar a experiência, a espairecer a mente e a promover sensações de paz e calma.

Na Young Living temos o orgulho de proporcionar uma gama de misturas de óleos essenciais que foram criadas especialmente para estimular o corpo e a mente quando necessitares de motivação durante o trabalho. Em dias particularmente ocupados, inala a nossa mistura de óleos essenciais Grounding para desfrutares de um momento de calma. Para criares um ambiente de concentração, aplica algumas gotas da nossa mistura de óleos essenciais Brain Power nos pontos de pulsação para reajustares o teu estado mental para um de concentração e produtividade.

Ilustração de uma mulher a segurar um frasco de óleo essencial e a inalar o seu aroma suavemente

Dica YL: se tens alguma lesão ou condição médica preexistente, consulta um profissional de saúde antes de tentares fazer qualquer um destes exercícios.

Outras formas de fazeres um intervalo

  • A cada 30 minutos de trabalho, levanta-te e anda cerca de 20 a 30 segundos.
  • Levanta-te quando tiveres chamadas só de áudio para recalibrares a tua postura e mexeres um pouco o corpo.
  • Se tiveres um pouco de tempo extra, faz um pouco de ioga para cuidares do teu corpo e da tua mente.

Coloca gosto nesta publicação e conta-nos como é que gostas de alongar o corpo quando passas o dia todo à frente da secretária.

Partilhar

Sem comentários

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Todos os comentários são moderados e não irão aparecer imediatamente. Além disso, é possível que algumas publicações sejam ligeiramente modificadas ou eliminadas em conformidade com as Políticas e Procedimentos da Young Living e a legislação em vigor.