Óleos essenciais para o cabelo: 3 receitas caseiras que precisas de experimentar

0 14/10/2022 - BELEZA, Cuidados para o cabelo, Uncategorized @pt

Em qualquer loja de beleza poderás encontrar prateleiras repletas de produtos para o cabelo com listas de ingredientes infindáveis. Mas cuidar do teu cabelo não tem de ser uma tarefa complicada. Nesta publicação do blogue poderás descobrir como podes usar os óleos essenciais para manteres o teu cabelo com um aspeto saudável, suave e sedoso. Também poderás encontrar dicas sobre quais são os melhores óleos essenciais para o teu cabelo, bem como algumas receitas caseiras para as diferentes necessidades de cuidados para o cabelo.

Será que os óleos essenciais são bons para o cabelo?

Os óleos essenciais têm sido utilizados para fins cosméticos há séculos. Quando se trata do cabelo, os óleos essenciais podem ser benéficos para promover um cabelo com um aspeto saudável, sem químicos agressivos desnecessários. São conhecidos por ajudarem a manter a aparência saudável dos cabelos danificados, para além de também serem usados para pentear, domar e dar textura.

Quais são os melhores óleos essenciais para o teu cabelo?

  • O óleo essencial de lavanda (Lavender) é conhecido por melhorar o aspeto do cabelo. Este óleo com um aroma doce hidrata profundamente o cabelo, deixando-o com uma aparência suave e sedosa.
  • O óleo essencial de alecrim (Rosemary) obtém o seu nome do latim ros marinus, “orvalho do mar”. Pode ser utilizado para limpar e amaciar o couro cabeludo seco, da mesma forma que deixa o cabelo com uma fragrância fresca e herbácea.
  • Tanto o óleo essencial de hortelã-pimenta (Peppermint) como o de árvore do chá (Tea Tree) têm sido usados há séculos pelas suas propriedades purificantes. Estes óleos são particularmente benéficos para quem tem o cabelo oleoso, ou um acumulo de produtos no mesmo, e quer fazer uma limpeza profunda para voltar a ter um brilho natural.
  • O óleo essencial de ylang ylang (Ylang Ylang) é a escolha perfeita para os cabelos sem brilho devido a muitos anos de penteados com secadores, alisadores e modeladores de cabelo. Destilado a vapor a partir das flores das árvores de Cananga, este óleo exótico nutre o cabelo sem vida à medida que deixa um aroma floral delicado.

Óleos essenciais de lavanda, alecrim, hortelã-pimenta, árvore do chá e ylang ylang

Dicas de segurança

Os óleos essenciais nunca devem ser aplicados no cabelo sem serem diluídos. Mistura-os sempre com um óleo de base para evitar que o couro cabeludo fique irritado.

Como é que podemos usar os óleos essenciais na nossa rotina diária de cuidados para o cabelo?

Agora que já sabemos quais são os melhores óleos essenciais para o cabelo, vamos familiarizar-nos com as melhores formas de os incorporarmos na nossa rotina de cuidados para o cabelo.

Melhorar o champô e amaciador

Basta adicionares uma ou duas gotas de um óleo essencial (recomendamos o de lavanda) ao teu champô e amaciador favoritos para lhes dares uma ótima dose de fragrância e hidratação. É uma ótima forma de começar para quem é novo nisto dos óleos essenciais.

Óleo caseiro para o cabelo

Precisarás:

  • 2 a 3 gotas de ylang ylang
  • 2 colheres de sopa de um óleo de base

Mistura duas ou três gotas de óleo essencial (experimenta o de ylang ylang) com duas colheres de sopa de um óleo de base como, por exemplo, óleo de coco, jojoba ou óleo vegetal e mistura bem. Aplica a mistura suavemente com uma massagem no couro cabeludo, cobre a cabeça com uma toalha ou uma touca e espera dez minutos antes de lavares o cabelo para desfrutares de um tratamento amaciador profundo. Utiliza-o duas vezes por semana para manteres o teu cabelo com um aspeto saudável e glamoroso. Podes trocar o óleo essencial por outro que te apeteça para adaptar este tratamento ao teu estado de espírito.

Também podes fazer o teu próprio spray para o cabelo caseiro para quando precisares de uma boa dose de hidratação.

Exfoliante caseiro para o couro cabeludo

Precisarás:

  • 2 gotas de óleo essencial de árvore do chá (Tea Tree)
  • 2 colheres de sopa de um óleo de base
  • 2 colheres de sopa de sal
  • 2 colheres de sopa de vinagre de maçã

Andas desanimado por causa do acumulo de produtos no cabelo? Numa taça pequena, combina duas gotas de óleo essencial de árvore do chá e duas colheres de sopa de óleo de base com duas colheres de sopa de sal e duas colheres de sopa de vinagre de maçã. Massaja o exfoliante no couro cabeludo com movimentos circulares. Após terem passado dez minutos, lava a cabeça como de costume e desfruta dos seus benefícios de imediato.

Mulher a aplicar um produto no cabelo com uma massagem

Pomada caseira para o cabelo

Precisarás:

  • 3 colheres de sopa de manteiga de karité
  • 2 colheres de sopa de bolinhas de cera de abelha
  • 2 colheres de sopa de óleo de jojoba
  • 1 colher de sopa de amido de milho
  • 3 gotas de óleo essencial de alecrim (Rosemary)

Doma e dá textura ao teu cabelo com esta receita natural e não oleosa. Mistura três colheres de sopa de manteiga de karité com duas colheres de sopa de bolinhas de cera de abelha numa taça em banho-maria. Numa taça separada, combina duas colheres de sopa de óleo de jojoba e uma colher de sopa de amido de milho. Despeja os ingredientes quentes na segunda taça e adiciona três gotas de óleo essencial de alecrim. Mistura bem e coloca o preparado num recipiente de vidro. Para usares a pomada, esfrega uma pequena quantidade de produto nas pontas dos dedos e passa-as pelo cabelo para ajudar a domar o cabelo rebelde ou dar textura e definição aos cabelos ondulados e encaracolados.

E para quem quiser manter o pelo facial bem aprumadinho, os óleos essenciais também podem ser incorporados na rotina de cuidados para a barba.

Frasco de pomada para o cabelo nas mãos de uma mulher

Não tens tempo para criar estas receitas caseiras? Descobre o champô Lavender Volume Shampoo e o óleo para o cabelo Mirah Lustrous Hair Oil da Young Living que contêm os óleos essenciais mais puros, em linha com o nosso compromisso de garantia de qualidade Seed to Seal®.

Como é que usas os óleos essenciais na tua rotina diária de cuidados para o cabelo? Escreve os teus comentários abaixo ou entra em contacto connosco através de mseublog@youngliving.com.

Partilhar

Sem comentários

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Todos os comentários são moderados e não irão aparecer imediatamente. Além disso, é possível que algumas publicações sejam ligeiramente modificadas ou eliminadas em conformidade com as Políticas e Procedimentos da Young Living e a legislação em vigor.