Receitas de Natal deliciosas: quatro receitas infundidas com óleos essenciais para entrares no espírito natalício

0 11/12/2020 - Uncategorized @pt

Finalmente chegou o mês de dezembro e a contagem decrescente até ao Natal começou oficialmente.  Enquanto alguns de nós desfrutarão deste tempo a montar a árvore e a decorar a casa com luzinhas e bolas, outros podem estar à procura de misturas quentes e festivas para encher a sua casa de aromas festivos.  Este ano, acreditamos firmemente que todos merecemos um miminho para terminarmos bem o ano e, como 2020 exigiu que todos nós ficássemos em casa, elaboramos uma lista verdadeiramente deliciosa de receitas festivas de sobremesas infundidas com óleos essenciais que vão satisfazer a tua vontade de comer um docinho e impressionar os teus entes queridos.

 

1. Rolos de canela com Cinnamon Bark+

Rolos de canela

Ingredientes

Para a massa

  • 100 g de manteiga sem sal
  • 200 ml de leite
  • 1 colher de chá de sal
  • 250 g de farinha normal
  • 250 g de farinha tipo 65
  • 1½ de chá de fermento seco
  • 1 colher de chá de cardamomo moído (opcional)
  • 4 colheres de chá de açúcar
  • 2 ovos grandes
  • Azeite para untar

Para o recheio e a cobertura

Modo de preparo

  1. Aquece a manteiga, o leite e o sal numa panela até que a manteiga derreta e os três ingredientes fiquem bem misturados. Deixa a mistura arrefecer até que fique morna.
  2. Numa tigela separada, combina ambas as farinhas com o fermento, o cardamomo e o açúcar e mistura bem. Faz um buraco no centro dos ingredientes secos e adiciona os ovos um por um. Adiciona a mistura com o leite morno, manteiga e sal e mistura tudo de modo a formar uma massa pegajosa. Talvez seja necessário amassar com as mãos à medida que a massa vai ficando mais firme.
  3. Coloca uma colher de chá de azeite na bancada de trabalho. Coloca a massa na bancada com azeite e amassa vigorosamente durante 5 a 8 minutos. Não adiciones farinha uma vez que isso fará com que os rolos fiquem secos e rijos. Continua a amassar até que a massa fique menos pegajosa, fique mais uniforme e ganhe uma consistência elástica. Forma uma bola e coloca-a numa tigela grande previamente untada. Cobre a tigela com um pano limpo e reserva-a num local quente de modo a que a massa levede durante uma hora ou até que a massa tenha o dobro do tamanho.
  4. Enquanto a massa leveda, prepara o recheio ao misturar a manteiga amolecida numa tigela com metade do açúcar e uma gota de Cinnamon Bark+ da Young Living. Utiliza um garfo para misturar o açúcar, o óleo essencial e a manteiga até que esteja tudo bem misturado. Mistura o açúcar restante e outra gota de Cinnamon Bark+ da Young Living noutra tigela e reserva-a.
  5. Quando a massa tiver levedado, coloca-a na bancada de trabalho e estica-a com cuidado até formar um retângulo. Espalha o recheio de canela uniformemente por cima da massa com a ajuda de uma faca.
  6. Coloca o lado mais comprido próximo de ti, enrola a massa em formato de cilindro e corta-a em doze porções iguais.
  7. Distribui cada porção em formas de papel para queques e coloca cada forma num tabuleiro próprio para ir ao forno. Cobre com um pano limpo e deixa a levedar durante 30 a 45 minutos ou até terem aumentado de tamanho.
  8. Pré-aquece o forno a 200 °C ou a 180 °C com ventilador.
  9. Pincela a parte superior dos rolos com ovo batido e polvilha-os generosamente com açúcar de canela. Leva ao forno durante 12 minutos até que os rolos estejam com um tom dourado escuro e prova-os enquanto ainda estão quentes.

 

2. Tarte de nata infundida com Nutmeg+

Tarte de nata infundida com noz moscada

Ingredientes

  • 500 g de massa quebrada previamente preparada
  • 3 gotas de Nutmeg+
  • 4 ovos grandes
  • 140 g de açúcar amarelo
  • 300 ml de natas para bater
  • 300 ml de leite gordo
  • 1 vagem de baunilha (sem sementes)
  • Noz moscada fresca (para polvilhar)

Modo de preparo

  1. Pré-aquece o forno a 200 °C ou a 180 °C com ventilador antes de esticares a massa preparada num círculo de um centímetro de espessura aproximadamente.
  2. Adiciona 3 gotas de óleo essencial Nutmeg+ da Young Living à massa, dobra-a ao meio e volta a esticá-la até que tenha cerca de 5 mm de espessura (o tamanho deve ser grande o suficiente para cobrir uma forma de 20 cm, deixando um pouco de excesso de massa nas bordas).
  3. Pressiona com cuidado a massa infundida na forma (deixando o excesso nas bordas), coloca-a num tabuleiro e leva-a ao frigorífico durante 10 minutos.
  4. Forra a massa com papel vegetal e recheia-a com bolinhas de cerâmica para pastelaria ou arroz para evitar que levante. Leva ao forno durante 20 minutos, depois retira as bolinhas ou o arroz e o papel vegetal antes de levar ao forno durante mais 15 minutos até que a massa fique dourada. Em seguida, retira o excesso de massa das bordas com a ajuda de uma faca.
  5. Diminui a temperatura do forno para 150 °C ou 130 °C com ventilador. Bate os ovos e o açúcar numa tigela grande. Coloca as natas para bater, o leite, a baunilha e as sementes numa panela e deixa ferver. Adiciona os ovos, mexendo sempre. Passa a mistura por um coador.
  6. Verte o creme por cima da massa, enchendo-a até a cima. Tem em conta que pode sobrar creme.
  7. Polvilha uma boa camada de noz moscada por cima antes de levar ao forno durante 60 minutos. Quando estiver pronto, o creme deve estar firme e dourado por cima.
  8. Deixa arrefecer completamente antes de cortar e servir.

3. Biscoitos de gengibre com o óleo essencial Ginger+

Biscoitos com gengibre

Ingredientes

  • 350 g de farinha (e um pouco para esticar a massa)
  • 1 colher de chá de bicarbonato de sódio
  • 2 gotas de Ginger+ da Young Living
  • 1 colher de chá de canela moída (ou 1 gota de Cinnamon Bark+ da Young Living)
  • 125 g de manteiga
  • 175 g de açúcar amarelo
  • 1 ovo grande
  • 4 colheres de sopa de xarope dourado
  • Cobertura (conforme desejado para a decoração)

Modo de preparo

  1. Começa por peneirar a farinha e o bicarbonato de sódio em conjunto, antes de colocá-los no jarro de um liquidificador. Adiciona a manteiga, o óleo essencial Ginger+ da Young Living e a canela moída ou 1 gota de óleo essencial Cinnamon Bark+ da Young Living e mistura até que a sua textura se pareça com migalhas de pão. Adiciona o açúcar à mistura.
  2. Bate ligeiramente o ovo e o xarope dourado noutra tigela, antes de adicionar à mistura anterior e continua a bater até que fique tudo bem misturado e forme uma massa.
  3. Retira a massa do liquidificador, amassa bem até que esteja uniforme e envolve-a em película aderente e reserva-a no frigorífico durante 15 minutos.
  4. Pré-aquece o forno a 180 °C ou a 160 °C com ventilador. Forra 2 tabuleiros com papel vegetal.
  5. Estica a massa, numa bancada previamente polvilhada com farinha, até que tenha meio centímetro de espessura. Utilizando formas à escolha, corta os biscoitos de gengibre e coloca-os num tabuleiro próprio para ir ao forno, deixando um espaço entre cada um para que cresçam e não se colem uns aos outros.
  6. Leva ao forno durante 12 a 15 minutos ou até que estejam dourados. Deixa-os a arrefecer no tabuleiro durante 10 minutos antes de colocá-los numa grelha para que acabem de arrefecer. Quando tiverem arrefecido, decora os biscoitos a gosto.

 

4. Tronco de Natal de chocolate e laranja com o óleo essencial Orange+

Tronco de Natal de chocolate e laranja

Ingredientes

Para o bolo

  • 3 ovos grandes
  • 85 g de açúcar amarelo
  • 2 gotas de Orange+ da Young Living
  • 85 g de farinha normal
  • 2 colheres de sopa de cacau em pó
  • ½ colher de chá de fermento em pó

Para o recheio e cobertura

  • 50 g de manteiga
  • 140 g de chocolate negro
  • 1 colher de sopa de xarope dourado
  • 285 ml de natas para bater
  • 200 g de açúcar de confeiteiro peneirado (e um pouco de açúcar extra para decorar)
  • 1 gota de Orange+ da Young Living

Modo de preparo

  1. Pré-aquece o forno a 200 °C ou a 180 °C com ventilador. Em seguida, prepara o bolo untando uma forma com manteiga e forrando-a com papel vegetal.
  2. Bate os ovos, o açúcar amarelo e o óleo essencial Orange+ da Young Living com a ajuda de uma batedeira durante 8 minutos ou até que a mistura tenha uma consistência espessa, cremosa e uma cor esbranquiçada.
  3. Noutra tigela, combina a farinha, o cacau em pó e o fermento em pó antes de peneirar e adicionar à mistura de ovo. Mistura com cuidado de modo a manter a maior quantidade de ar possível na mistura antes de colocá-la na forma previamente forrada. Inclina a forma para espalhar a mistura uniformemente por toda a superfície, incluindo os cantos, e leva-a ao forno durante 10 minutos (o tempo pode variar em função do tamanho da forma e da espessura do bolo).
  4. Coloca uma folha de papel vegetal nova na bancada de trabalho. Retira o bolo do forno, desenforma-o e coloca-o sobre o papel, retira a folha de papel vegetal utilizada para forrá-lo e enrola-o pelo lado mais comprido com o papel novo por dentro. Deixa-o a arrefecer para garantir que permanece enrolado.
  5. Para fazer a cobertura, derrete a manteiga e o chocolate negro em banho maria. Após o chocolate e a manteiga terem derretido, retira a panela do lume e adiciona o xarope dourado, o óleo essencial Orange+ da Young Living e 5 colheres de sopa de natas para bater. Adiciona o açúcar de confeiteiro e bate a mistura até que fique com uma consistência uniforme.
  6. Adiciona as restantes natas para bater à mistura da cobertura até que fique mais firme e mantenha a forma. Desenrola o bolo, coloca uma parte da cobertura na superfície interior e volta a enrolá-lo para que fique num formato de tronco. Tem cuidado para que não fique muito apertado, para que o recheio não saia.
  7. Por fim, corta uma fatia grossa na diagonal em cada extremidade do tronco. Coloca o bolo num prato e dispõe as fatias com o corte diagonal junto ao tronco de modo a formar os ramos. Mistura o resto da cobertura por cima do tronco e dos ramos sem cobrir as extremidades e utiliza um garfo para marcar o bolo de modo a que fique com uma textura parecida à da casca de uma árvore. Em seguida, polvilha o açúcar de confeiteiro para dar um acabamento perfeito ao teu tronco de Natal.

Não há nada mais natalício do que o cheirinho a comida deliciosa na cozinha e graças à gama de óleos de culinária Plus da Young Living agora podes desfrutar das tuas sobremesas favoritas com todos os benefícios e o sabor delicioso dos nossos óleos essenciais de alta qualidade. Feliz Natal! Esperamos que desfrutes de preparar estas sobremesas como nós.

Qual destas magníficas receitas de Natal é que tens mais vontade de experimentar? Escreve os teus comentários abaixo ou entra em contacto connosco através de mseublog@youngliving.com

This post is also available in: Inglês Alemão Checo Holandês Finlandês Sueco Lituano Romeno Russo Espanhol Francês Italiano Polaco Croata

Partilhar

Sem comentários

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Todos os comentários são moderados e não irão aparecer imediatamente. Além disso, é possível que algumas publicações sejam ligeiramente modificadas ou eliminadas em conformidade com as Políticas e Procedimentos da Young Living e a legislação em vigor.