Equilibrar os chacras, os óleos essenciais e o ioga

0 09/02/2022 - BEM-ESTAR, Consciência plena

O ioga e os óleos essenciais podem levantar o nosso ânimo quando precisamos, mas o que é que eles têm de especial para nos fazerem sentir bem? O esforço físico, o fluxo das posições e as técnicas de respiração fazem parte do ioga, enquanto os aromas dos óleos essenciais têm diversos benefícios. E os chacras misteriosos que são mencionados quando se fala do ioga e dos óleos essenciais? O que é que são e qual é o papel que desempenham no nosso bem-estar?

O que é um chacra?

Muitas vezes descritos como remoinhos de energia, a palavra chacra significa literalmente “disco giratório” ou “roda” e é uma das muitas palavras em sânscrito que ainda é utilizada na prática de ioga hoje em dia.

De acordo com a tradição, o ioga é benéfico não só para o corpo físico como também para a energia corporal em torno da qual uma força vital, denominada de “prana” em sânscrito, flui através de canais chamados de “nadis”. Os chacras estão nas interseções dos canais e, geralmente, ouvimos falar de sete. Cada um corresponde a uma zona do corpo físico e encontram-se numa linha que vai desde o chacra raiz, que se situa na base da coluna, até ao chacra coronário, que se situa na parte superior da cabeça. Todos têm uma função, mas o objetivo geral do ioga é mantê-los todos em aberto e alinhados para que a tua força vital flua livremente, dando-te uma sensação de bem-estar físico e emocional.

Mulher a praticar ioga

Como é que os chacras são utilizados no ioga?

Durante a prática, os instrutores de ioga podem convidar-te a visualizar o prana como um fio dourado que te puxa para cima para te ajudar com o equilíbrio e a concentração. Em alternativa, podes utilizar os chacras para dar apoio a uma posição ao ativares ou “bloqueares” a zona do corpo que está associada a um determinado chacra.

Os óleos essenciais podem ser utilizados em conjunto com os chacras?

Melhorar as sessões de ioga com óleos essenciais para cada chacra significa que eles também podem desempenhar o seu papel, diz Ed Dailey, praticante de ioga e formador de óleos da Young Living, o que permite que os chacras, os óleos essenciais e o ioga trabalhem juntos em harmonia.

Duas mulheres a praticar ioga ao ar livre

Como é que se equilibra os chacras com os óleos essenciais?

O chacra raiz (muladhara em sânscrito), que se situa na base da coluna, é o alvo das posições de ioga como o “guerreiro” ou a “árvore” que exigem um bom equilíbrio. Está associado a uma sensação de ligação e estabilidade que combina com as notas fortalecedoras da mistura de óleos essenciais Believe da Young Living. “Esta mistura está infundida com Frankincense (olíbano) que ajuda a criar uma sensação de ligação e equilíbrio. Basta colocá-lo nos pontos de pulsação durante o ioga.” diz Dailey.

Mais acima do chacra raiz, temos o chacra pélvico ou esplénico (svadhishthana) que está associado à criatividade e aos relacionamentos, enquanto o chacra do plexo solar (manipura), que também é denominado como o centro do fogo, se situa entre o umbigo e a caixa torácica e está associado à confiança e à força de vontade.

O chacra coronário (anahata) está associado ao amor e à compaixão, por isso, “as notas do óleo essencial Rose (rosa) que podem ser encontradas na fragrância calmante de White Angelica e no aroma estimulante de Joy podem ajudar-te a abrir o chacra coronário, algo que dá apoio ao amor incondicional e promove uma sensação de confiança e calma.” diz Dailey.

O chacra laríngeo (vishuddhi) situa-se na base da garganta e é o centro da comunicação, enquanto o chacra do terceiro olho (ajna) pode ser encontrado entre as sobrancelhas e é visto como o centro da intuição, que te dá um sentido de orientação interior. Por fim, considera-se que o chacra coronário (sahasrara) nos liga ao futuro e nos traz positividade e tranquilidade.

A ideia da energia corporal e de manter os chacras abertos e alinhados pode parecer complicada, mas como o ioga está intrinsicamente ligado aos chacras e as posições foram concebidas para trabalhar com eles, se estiveres a fazer ioga poderás desfrutar dos seus benefícios.

Silhueta de uma mulher a praticar ioga ao pôr do sol

Gostas de usar o ioga, os chacras e os óleos essenciais em harmonia? Escreve os teus comentários abaixo ou entra em contacto connosco através de mseublog@youngliving.com.

Escritora e editora com uma grande experiência em temas como viagens de esqui, gastronomia e saúde, como subchefe de conteúdo de esqui no The Telegraph, Cat Weakley também é uma ciclista e esquiadora entusiasta com um compromisso de 20 anos para com o ioga. “Comecei por experimentar o ioga para alongar os músculos tensos devido aos anos de ciclismo e depois fiquei viciada pela forma como combina o bem-estar mental com os desafios físicos.”

Partilhar

Sem comentários

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Todos os comentários são moderados e não irão aparecer imediatamente. Além disso, é possível que algumas publicações sejam ligeiramente modificadas ou eliminadas em conformidade com as Políticas e Procedimentos da Young Living e a legislação em vigor.