Benefícios do óleo essencial de alecrim para o cabelo

0 29/03/2023 - BELEZA, Cuidados para o cabelo, Produtos YL

A menos que tenhas estado a viver debaixo de uma pedra, já deves ter reparado que o óleo essencial de alecrim (Rosemary) anda bastante popular nas redes sociais pela sua reputação como herói em rotinas de cuidados para o cabelo. Durante séculos, o alecrim foi apreciado como uma erva de culinária usada frequentemente na gastronomia mediterrânea. Hoje em dia, é impossível falar do alecrim sem mencionar o quão popular se tornou nas redes sociais como ingrediente em combinações de origem natural que promovem um cabelo suave, sedoso e radiante. Com mais de 200 milhões de visualizações e um aumento de 400% em pesquisas no Google como “óleo de alecrim para o cabelo”, como é que esta erva humilde ganhou esta reputação tão rápido? Continua a ler para descobrires receitas e tratamentos caseiros e veres por ti próprio porque é que vale a pena usares este ingrediente tão popular.

Imagem do óleo essencial de alecrim com ramos de alecrim fresco

Perguntas mais frequentes

Antes de falarmos acerca das dicas e receitas, gostaríamos de responder a algumas perguntas acerca deste magnífico extrato botânico.

O que é o óleo de alecrim?

O óleo de alecrim é destilado a vapor a partir das flores e folhas de um arbusto perene (Rosmarinus officinalis) que é originário do mediterrâneo e produz um óleo potente com uma fragrância bastante herbácea.

O óleo de alecrim é bom para o cabelo?

O óleo essencial de alecrim é um ingrediente de origem natural que promove um cabelo suave, sedoso e hidratado. Também pode ser usado para pentear, domar e dar textura ao cabelo.

Quem é que deve usar o óleo de alecrim no seu cabelo?

Qualquer pessoa! Quer tenhas o cabelo liso ou encaracolado, podes desfrutar dos benefícios de incorporar o óleo de alecrim na tua rotina de cuidados para o cabelo.

O óleo de alecrim pode ser deixado no cabelo de um dia para o outro?

Quando é diluído com um óleo de base, é seguro deixar este óleo no cabelo de um dia para o outro.

Como é que se dilui o óleo de alecrim?

Recomendamos misturar 4 a 5 gotas com uma colher de chá de um óleo de base. As pessoas com pele sensível devem efetuar um teste de contacto previamente.

Com que frequência é que deves aplicar o óleo de alecrim no cabelo?

A consistência dá fruto. Incorpora-o na tua rotina de cuidados para o cabelo algumas vezes por semana (por exemplo, sempre que lavares o cabelo). Não há um limite para quantas vezes pode ser utilizado, desde que não haja uma reação.

Imagem de uma mulher a massajar o couro cabeludo

Como usar o óleo de alecrim no cabelo

Este óleo pode ser usado para cuidar do cabelo de várias maneiras. Desde a sua aplicação diretamente no cabelo a pomadas caseiras ou à sua combinação com o teu champô habitual, deixa que o teu cabelo desfrute de todos os seus benefícios.

Uma massagem no couro cabeludo

Todos nós conhecemos e adoramos a sensação da massagem ao couro cabeludo que recebemos no cabeleireiro. Com esta receita de óleo capilar de alecrim, podes desfrutar de um tratamento de cabeleireiro a partir do conforto da tua própria casa.

Ingredientes

Instruções

  1. Desenriça o cabelo, desde as pontas até ao couro cabeludo.
  2. Penteia o couro cabeludo com uma escova de bambu durante 5 minutos para promover a circulação sanguínea.
  3. Combina 5 gotas do óleo essencial de alecrim com 1 colher de chá de Young Living V-6®.
  4. Massaja de maneira uniforme no cabelo e no couro cabeludo durante 3 minutos.
  5. Deixa atuar durante 2 a 4 horas. Porque é que não aproveitas para fazer uma maratona e assistir a uma série que tens na tua lista?
  6. Em seguida, lava o cabelo de maneira normal. Repete uma a duas vezes por semana.

Imagem de uma mulher a pentear o cabelo com uma escova de bambu

Combina-o com um champô

Se não tens muito tempo, ainda podes incorporar o óleo de alecrim na tua rotina. Basta colocares um pouco de champô na palma da mão, misturares 2 a 3 gotas de óleo de alecrim e fazeres o resto da tua rotina de cuidados para o cabelo como de costume. Não te esqueças de usar este tempo precioso passado no chuveiro para dares um concerto e fingires que és um cantor famoso.

Cria o teu próprio champô

Para aqueles que querem passar a incorporar ingredientes de origem natural na sua rotina de banho e mais além, esta receita de champô caseiro é adequada para todos os tipos de cabelo e vai deixá-lo com um aspeto suave e sedoso, bem como uma fragrância doce e herbácea.

Ingredientes

  • 60 ml de água destilada
  • 60 ml de sabão de Castela líquido
  • 1/2 colher de chá de Young Living V-6®
  • 5 gotas de óleo essencial de alecrim (Rosemary)
  • 2 gotas de oleorresina de baunilha (Vanilla)

Instruções

  1. Mistura a água e o óleo de base Young Living V-6® numa tigela e mexe bem.
  2. Adiciona a oleorresina de baunilha, o óleo de alecrim e o sabão de Castela.
  3. Guarda num frasco. Utiliza-o como um champô normal e lava bem.

Imagem de uma mulher a lavar o cabelo com champô no chuveiro

Cria uma pomada caseira para o cabelo

Chamamos à atenção de todas as pessoas com cabelos encaracolados! Doma e dá textura aos teus caracóis com esta pomada caseira para o cabelo com ingredientes de origem natural como o óleo de alecrim.

Ingredientes

  • 3 colheres de sopa de manteiga de karité
  • 2 colheres de sopa de bolinhas de cera de abelha
  • 2 colheres de sopa de óleo de jojoba
  • 1 colher de sopa de amido de milho
  • 3 gotas de óleo essencial de alecrim (Rosemary)

Instruções

  1. Derrete a manteiga de karité e as bolinhas de cera de abelha numa taça em banho-maria.
  2. Noutra taça, combina o óleo de jojoba e o amido de milho.
  3. Adiciona a mistura derretida a esta taça. Incorpora três gotas do óleo de alecrim, mistura bem e coloca o preparado num recipiente de vidro. Deixa a arrefecer.
  4. Para usares a pomada, esfrega uma pequena quantidade de produto nas pontas dos dedos e passa-as pelo cabelo para ajudar a domar o cabelo rebelde ou dar textura e definição aos cabelos ondulados e encaracolados.

Aquilo que precisas de saber antes de usares o óleo de alecrim

Como com todos os extratos botânicos, o óleo de alecrim puro é potente e pode causar irritação na pele se não for usado com cuidado.

  • Evita o contacto com os olhos.
  • Dilui-o sempre com um óleo de base antes de o aplicares no couro cabeludo para prevenir a irritação.
  • Nunca deve ser aplicado em pele gretada ou inflamada.
  • Se estiveres grávida ou em período de amamentação, se tiveres alguma condição médica ou estiveres a tomar algum tipo de medicamento, consulta um profissional de saúde antes de usar.

Onde comprar o óleo de alecrim

Quando estiveres a escolher onde vais comprar o óleo essencial de alecrim, a pureza e a qualidade devem ser sempre a tua prioridade número um. Nem todos os óleos essenciais são elaborados da mesma forma. Aqui na Young Living temos orgulho de proporcionar óleos puros e de alta qualidade, sem adicionarmos ingredientes sintéticos e de enchimento baratos ou recorrermos a práticas de produção pouco éticas.

O nosso compromisso de garantia de qualidade Seed to Seal® motiva-nos a criar cada óleo essencial de acordo com os nossos três pilares: fornecimento, ciência e padrões. Isto significa que não só estás a experimentar os benefícios da sua pureza, como também estás a desfrutar dos nossos recursos mundiais e líderes na indústria.

Imagem da quinta de alecrim

Coloca gosto neste artigo e conta-nos como é que gostas de incorporar o óleo de alecrim na tua rotina de cuidados para o cabelo.

Partilhar

Sem comentários

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Todos os comentários são moderados e não irão aparecer imediatamente. Além disso, é possível que algumas publicações sejam ligeiramente modificadas ou eliminadas em conformidade com as Políticas e Procedimentos da Young Living e a legislação em vigor.