Três receitas para celebrar a chegada da primavera

0 14/03/2023 - Culinária, EM CASA

Com o inverno para trás, agora podemos esperar por dias mais claros, temperaturas mais quentes e o desabrochar das flores. Também podemos esperar por uma grande abundância de novos ingredientes da época que podem ser incorporados nas nossas receitas esta primavera, incluindo a pera e a batata nova. Cozinhar com legumes e vegetais da época tem muitos benefícios, uma vez que são mais frescos, saborosos e nutritivos. Também é melhor para o planeta e para a nossa carteira, uma vez que os ingredientes não tiveram de vir de longe. Nesta publicação do blogue iremos partilhar três receitas deliciosas que são uma homenagem aos ingredientes da época para que os mesmos possam ser comidos como deve ser.

Imagem de batatas a serem colhidas numa horta

 

Quais são os legumes, vegetais e frutas desta época?

  • Não faltam vegetais para serem colhidos na primavera. Podes desfrutar de alcachofra, aipo, couve, cenoura, batatas novas, entre outros.
  • Quando se fala de fruta da época, a pera e as maçãs são verdadeiros ícones na primavera.

Um derradeiro batido verde da época

Os sumos com verduras e fruta não têm de saber a erva. Com esta receita deliciosa podes desfrutar de uma bebida refrescante, hidratante e saborosa para poderes prosperar nesta magnífica estação.

Imagem de um sumo verde com couve, maçã e o óleo essencial Tangerine+

 

Ingredientes:

Modo de preparo:

  1. Corta as maçãs, as cenouras e o aipo em pedaços pequenos.
  2. Rala os ingredientes todos no liquidificador.
  3. Adiciona 1 a 2 gotas de Tangerine+ ao sumo e mexe bem.
  4. Deve servir-se fresco e com gelo.

Dica YL: utiliza os restos como adubo.

Batatas fritas com molho de alcachofra

Para além dos dias de sol, na primavera também podemos desfrutar de dias mais compridos e passar mais tempo ao ar livre. Convida a tua família e amigos para jantarem aí em casa e serve esta receita de batatas fritas com molho de alcachofra e limão, temos a certeza que vai ser um sucesso.

Imagem de um homem e uma mulher a assistirem a um jogo na TV juntos

 

Ingredientes:

Para as batatas

Para o molho

  • 500 g de miolo de alcachofra
  • 200 g de espinafres
  • 1 a 2 gotas do óleo essencial Lemon+
  • 50 g de maionese
  • 2 dentes de alho
  • Queijo mozzarella às fatias
  • Sal e pimenta a gosto

Modo de preparo:

  1. Prepara o molho: mistura o miolo de alcachofra, os espinafres, o óleo essencial Lemon+, a maionese, o alho, o sal e a pimenta num liquidificador e rala-os bem até ficares com um creme suave mas com alguns pedaços. Prova o preparado. Adiciona mais sal ou maionese, conforme desejado. Coloca a mistura numa travessa ou numa forma própria para ir ao forno. Põe as fatias de mozzarella por cima do molho e reserva.
  2. Coloca água numa panela e deixa ferver. Corta as batatas em lascas pequenas. Adiciona-as à panela e cozinha-as durante 4 a 5 minutos, até ficarem macias.
  3. Escorre as batatas e retira o excesso de água.
  4. Coloca óleo numa frigideira em lume médio. Adiciona as batatas e frita-as durante 10 a 15 minutos, virando-as ocasionalmente, até ficarem douradas. Certifica-te que as batatas têm espaço entre elas à medida que fritam. Frita-as em diversas porções, se for necessário.
  5. Enquanto as batatas estiverem a fritar, coloca o molho de alcachofra no forno durante 10 minutos, até o queijo começar a borbulhar e a gratinar.
  6. Coloca as batatas numa travessa, adiciona um pouco de sal por cima e 1 a 2 gotas de Rosemary+ e mistura bem para espalhar o sabor.
  7. Bom apetite!

Crumble de pera e maçã

E agora está na altura de um belo docinho. Não há nada melhor para celebrar a chegada da primavera do que um bom crumble de pera e maçã. Há algo de muito especial na combinação dos sabores da pera com a maçã e um crumble é sempre uma sobremesa bem deliciosa.

Imagem de um crumble de pera e maçã com o óleo essencial Ginger+

 

Ingredientes:

  • 450 g de pera em pedaços pequenos
  • 250 g de maçãs Granny Smith, descascadas e cortadas em pedaços
  • 1 colher de chá de extrato de baunilha
  • 120 g de açúcar

Para a camada de cima:

  • 200 g de farinha normal
  • 1 a 2 gotas do óleo essencial Ginger+
  • 100 g de manteiga com sal em pedaços
  • 70 g de açúcar amarelo

Modo de preparo:

  1. Pré-aquece o forno a 200 °C ou a 180 °C com ventilador.
  2. Coloca os pedaços de pera e maçã em conjunto com o extrato de baunilha e o açúcar numa forma própria para ir ao forno. Leva ao forno durante 10 minutos.
  3. Coloca a farinha numa taça grande. Adiciona a manteiga aos poucos, mexendo com os dedos, até obteres a consistência de pão ralado. Adiciona o açúcar e o óleo essencial Ginger+.
  4. Polvilha o crumble por cima da mistura de fruta e leva ao forno durante 30 minutos, até que esteja dourado.
  5. Serve com natas ou gelado e desfruta desta sobremesa reconfortante que é uma ótima homenagem a estas frutas da época.

Coloca gosto neste artigo e conta-nos qual destas receitas é que mal podes esperar por experimentar.

Partilhar

Sem comentários

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Todos os comentários são moderados e não irão aparecer imediatamente. Além disso, é possível que algumas publicações sejam ligeiramente modificadas ou eliminadas em conformidade com as Políticas e Procedimentos da Young Living e a legislação em vigor.