Motivos para ter uma horta urbana.

Quando fazemos uma horta urbana, começamos a formar um microecossistema no qual serão formados nichos ecológicos e uma estreita relação entre fatores bióticos e abióticos, ou seja, não só geramos alimentos saudáveis, mas também formas de vida desde microrganismos, insetos até polinizadores de grande tamanho.

Em outras palavras, ao criar um microecossistema em nossas casas, iniciamos o ciclo de vida ativando a inter-relação entre as plantas, solo e o meio ambiente.

 

Compartilhamos 7 razões para ter uma horta urbana.

 

  1. Proporciona equilíbrio ao solo: ter uma variedade de cultivos faz com que a terra se nutra.

 

  1. Você aprende com a natureza e nutre uma conexão com ela, à medida que cresce sua consciência de sustentabilidade, consumo, economia de energia, etc. Da mesma forma, podemos introduzir as crianças ao cuidado com o meio ambiente vivenciando a implementação da horta, estando em contato com a terra, reconhecendo as plantas e consumindo suas próprias hortaliças.

 

  1. Fortalece nossa capacidade de observar e compreender o ambiente natural. Ver como nossas hortaliças se desenvolvem, a influência do clima ou da relação que se cria com os insetos e outros seres vivos, nos ajuda a entender melhor os ciclos naturais.

 

  1. Obtenção de frutas e verduras frescas sem conservantes, a certeza de que você e sua família não consumirão agrotóxicos ou herbicidas sintéticos graças ao cultivo com práticas ecológicas. Isso nos motiva a cuidar da qualidade dos alimentos que compramos, valorizando sua origem, processos de produção e distribuição, e valorizando questões fundamentais como segurança e soberania alimentar.

 

  1. Produz alimentos saudáveis e gostosos enquanto se desenvolve uma atividade de lazer sustentável. Ajuda a promover a unidade familiar se for encarado como um projeto familiar.

 

  1. A gestão adequada dos alimentos evita a geração de resíduos, tanto do próprio produto quanto da embalagem, e ao mesmo tempo redescobrimos a qualidade organoléptica dos alimentos, cozinhando os vegetais em seu ponto de maturação ideal, aproveitando seu sabor ao máximo, diferentemente dos alimentos comprados em mercados.

 

  1. Valoriza o agricultor e a agricultura tradicional. Quando começamos na agricultura doméstica, percebemos a quantidade de conhecimento que é necessário e que se adquire através da experimentação.

 

Antes de iniciar o projeto ou elaboração da sua horta urbana, existem alguns pontos importantes que você deve considerar, como:

 

Necessidades pessoais: cada pessoa é diferente e única, os diferentes objetivos que podemos ter para cultivar nossa horta urbana podem variar muito, por exemplo: aumentar o consumo de verduras, ervas aromáticas, frutas frescas sem toxinas ou produtos químicos, ajudar a natureza ao atrair fauna como pássaros e polinizadores, embelezar um espaço, economizar tempo e/ou dinheiro, ou ter ingredientes prontos para cozinhar em casa ou o tempo todo.

 

Após definir suas necessidades pessoais, considere cuidadosamente estes princípios fundamentais para que sua horta urbana seja produtiva:

 

Rotação de cultivos: Considere não plantar a mesma espécie duas vezes seguidas, pois é provável que a safra anterior tenha esgotado alguns nutrientes específicos e, portanto, se repetimos, a mesma planta pode apresentar deficiências, assim como a possibilidade de contaminação com uma doença ou praga da safra anterior, que deve ser tratada com um biopesticida.

 

Ao escolher a rotação de cultivos, deve-se considerar que após uma cultura exigente em nutrientes, será adequado cultivar uma hortaliça pouco exigente e/ou pobre, como feijão, cebola, alho, etc.

 

Associações de cultivos: é uma das práticas fundamentais na agricultura orgânica, que consiste na combinação de culturas visando um benefício em relação à proteção contra pragas ou ao uso de recursos (água, energia elétrica ou nutrientes).

 

As associações positivas geralmente ocorrem entre hortaliças muito diferentes (de famílias diferentes e com partes colhidas diferentes), porque elas não irão competir entre si.

 

Biodiversidade: o nosso jardim deve ser um espaço com a maior biodiversidade possível, não onde cultivamos vários vegetais, mas onde também há espaço para plantas aromáticas e flores, que em muitos casos funcionam como repelentes naturais de pragas, e que, por sua vez, podem atrair fauna como pássaros e polinizadores.

 

Agora que você tem todas essas informações, prepare-se para começar a planejar sua horta!