Desenhe sua horta urbana

Se você já tem motivos e informações claras para preparar uma horta urbana, mãos à obra, estamos prontos para começar!

  1. Tenha um local com luz natural direta. As verduras, como outras plantas, precisam de luz solar para obter energia através da fotossíntese. Em princípio, a melhor orientação será aquela que nos permita um bom número de horas de luz direta.
  2. Considere uma fonte de água. O local escolhido para o jardim deve ter uma tomada de água próxima que permita o acesso à irrigação através de um regador ou mangueira, ou onde seja possível instalar um sistema de irrigação por gotejamento.
  3. Defina se vai fazê-lo em um jardim, em vasos ou se tiver pouco espaço, pode ser na posição vertical. O tamanho será diretamente proporcional ao tamanho da planta adulta que você deseja plantar.
  4. Prepare uma boa drenagem. Um vaso deve ser capaz de descartar o excesso de água, seja por excesso de irrigação ou chuva, portanto, é necessária uma filtragem adequada na base. No exterior, pode colocar uma bandeja para proteger o solo.
  5. Misture o substrato com a seguinte proporção: 2 medidas de solo de plantio para 1 de solo agrícola e 1 de areia.
  6. Depois de combiná-lo, cubra-o com um plástico preto e exponha-o ao sol por um dia
  7. Encha os vasos ou mesas com a terra preparada e umedeça-a.
  8. Proceda a semear.

Aqui temos uma proposta de design de horta urbana para principiantes.

 

Proposta de horta urbana


Espaço de 100 cm x 50 cm ou uma opção vertical, seja em vasos ou recipientes, temos algumas sugestões que são ideais para plantar em vasos e que também são imprescindíveis em qualquer cozinha.

Legumes: alface, abobrinha, berinjela, pimentão, batata, espinafre, rabanete, aipo.

Plantas aromáticas: manjericão, erva-cidreira, tomilho, orégano, alecrim, salsa, etc.

Devido ao seu aroma intenso, afastam os insetos que atacam as plantas com mais frequência. Eles não requerem muitos cuidados e crescem facilmente.

 

 

 

a) Semeadura

  • É importante saber se nossa semente é para semeadura direta ou se precisa de mudas, se forem de mudas, devemos colocá-las para germinar e depois transplantá-las quando estiverem com folhas funcionais.
  • Antes de semear as sementes diretamente no vaso ou na área da horta, a capacidade de campo deve ser umedecida.
  • Devemos cobrir a semente com uma leve camada de terra (2 vezes o diâmetro da semente) e depois regar com cuidado.
  • Se for um transplante, deve-se regar o local e colocar a plantinha, enterrando-a até o colo da raiz e, imediatamente, prensando o solo para que não fique exposta ao ar. É recomendado fazer isto na parte da tarde.
  • É importante considerar que cada planta tem tempos de germinação diferentes.

b) Poda e irrigação, a saúde das suas plantas

A saúde das plantas garante uma boa colheita.

A irrigação depende da relação solo-planta, pois nem todas as plantas precisam da mesma quantidade de água, o ideal é tê-las em capacidade de campo e uma forma prática é que após a irrigação, o solo seja espremido manualmente para que fique com a forma dos nossos dedos, mas que não pingue água.

Devemos tomar muito cuidado para que nossa horta tenha uma drenagem adequada, pois o excesso de água faz com que nossas raízes morram por falta de oxigênio.

A poda é uma prática que serve para ajudar a estimular a produção, também ajuda no equilíbrio da nossa planta para que ela não vire ao mesmo tempo que elimina partes que não vão dar frutos e que tiram energia dela.

A aplicação de fertilizantes orgânicos é baseada na necessidade nutricional de nossa planta, esses fertilizantes devem ser colocados na área da raiz, não muito longe dela para que possa ser aproveitado, e o solo deve permanecer sempre em capacidade de campo para que as raízes possam absorver os nutrientes.

O controle de pragas e doenças deve ser realizado após avaliação e verificar se merecem ou não seu controle, compartilhamos a receita de um biopesticida para manter esses incômodos afastados.

Lembre-se que todo trabalho agrícola é importante, a chave é fazê-lo a tempo e com o método certo!

c) Nutrição da terra da sua horta, manutenção.

A nutrição do solo é a base fundamental para uma boa colheita. Um adubo orgânico que pode ser aplicado no solo ou substrato é o composto feito de resíduos de cozinha e é melhor usar húmus de minhoca devido à sua rápida assimilação.

Para a nutrição foliar, recomenda-se o uso de fertilizantes orgânicos, como água de arroz ou água de lentilha (fermentada), devido à alta carga de fito-hormônios, combinados com óleos essenciais da Young Living, como Peppermint e Lemongrass, que apoiarão o crescimento adequado de sua planta. Recomenda-se aplicá-lo a cada 15 dias.

d) Hora da colheita, divirta-se!

Colha os frutos de acordo com o momento ideal para consumi-los  e assim aproveitar sua qualidade organoléptica e nutricional. Você deve fazê-lo com cuidado usando uma tesoura ou uma faca para não danificar a planta que deve continuar a produzir.

Alguns vegetais, como o tomate, são colhidos no momento do amadurecimento, sua cor vermelha indica isso claramente. No entanto, existem muitos vegetais, como a berinjela, a abobrinha ou o pepino, que devem ser colhidos antes de amadurecerem completamente, sendo este o momento ideal para o consumo.

Existem outros vegetais, como alho ou cebola, com os quais você tem a opção de colhê-los ainda tenros ou quando as folhas da planta secam, podendo manter o bulbo seco por muito tempo.

Por último, é importante ressaltar que, numa pequena horta urbana com algumas hortaliças folhosas como alface ou espinafre, podemos dar-nos ao “luxo” de colhe-as folha a folha (sempre colhendo as folhas mais externas) de acordo com as nossas necessidades, sem ter que arrancar toda a planta, desta forma colheremos apenas o que vai ser consumido no momento.

Agora sim, prepare umas deliciosas saladas e uns sucos ou vitaminas com os frutos da sua colheita!

A terra é sábia, se você a proteger, ela cuidará de você!