Colágeno: o que é e para que serve?  

 

Muito se ouve, pouco se sabe sobre colágeno. Pensando nisso, esse é o seu momento de esclarecer todas as dúvidas sobre essa proteína que tem grande importância para o nosso corpo, desde a recuperação óssea até para o fortalecimento do cabelo e das unhas. Abaixo, responderemos sobre colágeno: o que é, para que serve, seus benefícios e muitas outras dúvidas. 

 

Colágeno: o que é?

 

O colágeno, também conhecido como colagênio, é uma rica proteína que tem o papel de garantir toda a firmeza e elasticidade da pele, que é produzida de forma natural pelo corpo. No entanto, é possível garantir mais desse elemento, pois é encontrada em alimentos que consumimos diariamente, como carne e gelatina. 

 

Não só nas refeições diárias, mas em produtos para a pele, como cremes hidratantes e shampoo naturais, é possível repor essa proteína. Além disso, em algumas suplementações alimentares, a ingestão contribui também na recuperação do colágeno.  

 

Outra coisa interessante sobre o colágeno é que ele é uma proteína de rápida absorção, ou seja, tem rápido reparo nas fibras que sustentam todos os tecidos do nosso corpo, como os ossos, os músculos, os tendões e todas as articulações, evitando o contato desses elementos importantes e o seu desgaste. 

 

No entanto, existem vários tipos de colágenos responsáveis pela formação de inúmeras partes do corpo humano. A proteína tipo I, por exemplo, tem como objetivo estabelecer toda a construção dos tendões e dos tecidos conjuntivos considerados frouxos e densos. Os outros tipos fazem parte da formação de toda cartilagem. 

 

Além dessa parte que mencionamos, essa proteína também ajuda a manter as nossas células firmes e unidas. O que isso quer dizer? Significa que ele age como prevenção do aparecimento das tão temidas estrias, ruguinhas e linhas de expressão, além de auxiliar em todo o tratamento capilar e das unhas. 

 

Afinal, para que serve o colágeno?

 

Como já mencionamos anteriormente, o colágeno vai te auxiliar a promover toda a elasticidade e a resistência do seu corpo e organismo. Além disso, para que todos os movimentos funcionem corretamente, essa proteína auxilia no funcionamento dos tendões e ligamentos, tornando-os mais flexíveis e resistentes.

 

De forma aprofundada, quando os ossos batem um no outro ou qualquer tipo de movimentação brusca, é causado uma pressão, gerando muita dor e desgaste. É importante lembrar que o colágeno é diferente de uma pessoa com 20 de outra com 65 anos, por exemplo.

 

Mesmo que o colágeno seja produzido de forma natural pelo nosso organismo, com o passar dos anos, menos proteínas é produzida e, como consequência, os problemas pela falta tendem a aparecer, como dores, desgastes nos ossos, linhas de expressão, flacidez, entre outros incômodos no decorrer do tempo.

 

Quais são os benefícios do colágeno?

 

  • Melhora a saúde da pele

 

Para a pele, o colágeno tem como objetivo auxiliar na hidratação e promoção da elasticidade. A produção dessa proteína começa a diminuir a partir dos 30 anos, sendo necessário se alimentar corretamente e fazer o uso de suplementos que contenham essa substância em abundância, contribuindo para pausar o envelhecimento da epiderme e esquivar-se do aparecimento das rugas e o aspecto ressecado. 

 

De acordo com uma pesquisa realizada pela Healthline, publicada no site da PebMed, foi identificado que mulheres que ingerem suplementos, incluindo 2,5 a 5 gramas dessa proteína, no período de oito semanas, apresentaram uma redução do ressecamento da pele e aumento da elasticidade. Ou seja, está mais que comprovado os benefícios dele para a saúde da epiderme.

 

  • Alivia as dores nas articulações 

 

Quando falamos de articulações, nos referimos também a cartilagem, onde o colágeno é um grande aliado no reparo desse tipo de tecido conjuntivo que é composto com a idade mais avançada, como já mencionamos anteriormente, a produção dessa proteína é reduzida, aumentando as chances de aparecimento de doenças degenerativas, como a distrofia muscular, por exemplo. 

 

Além disso, o colágeno tem como objetivo agir e aliviar todas as dores, reduzindo os sintomas e o aparecimento das doenças nas juntas, melhorando a qualidade de vida. Por isso, na falta dessa proteína, é importante recorrer às suplementações.   

 

  • Impede a perda óssea

 

Os ossos do corpo humano são caracterizados pela presença de cálcio, fibras de proteínas e proteoglicana. Geralmente, sua composição é formada principalmente por colágeno, que, quando ingerido em quantidade correta, realça a sua estrutura e força.

 

Sem o colágeno, nossos ossos ficam fragilizados, ou seja, com grandes chances de fraturas no decorrer da vida. Além disso, estão sujeitos a doenças como a osteoporose, muito comum entre mulheres acima dos 45 anos que identificam fragilidade nos movimentos.

 

  • Atua na massa muscular

 

Talvez você não saiba, mas entre 1 e 10% de todo o nosso tecido muscular contém o colágeno. Não só responsável por garantir que os músculos estejam fortes, mas proporciona o ganho de força e reduz toda a gordura considerada ruim. É muito indicado também para as pessoas que são praticantes de alguma modalidade esportiva.

 

  • Auxilia na saúde do coração

 

A ingestão de suplementos com colágeno podem ajudar a reduzir todas as chances de algum surgimento de doenças que tenham relação com o coração. O consumo dessa proteína está relacionado aos vasos sanguíneos considerados frágeis – que estão expostas a inúmeras enfermidades.

 

Como a Young Living pode te ajudar?

Contamos com o Bloom Collagen Advanced em nossa linha nutricional. Essa proteína te auxiliará a trabalhar a sua verdadeira beleza interior. A nossa fórmula contém a combinação de 12.000 mg de colágeno, antioxidantes, vitaminas e minerais, tudo produzido de maneira 100% natural. Além disso, possui o delicioso sabor do blueberry e lavender.

 

Adquira esse produto em nosso site ou contate um Consultor de Negócios da Young Living. Para encontrar o consultor mais perto de você, ligue para 0800.879.4050 – de segunda a sábado, das 9h às 22h, exceto nos feriados.