Quais os benefícios dos óleos essenciais para a saúde?

A aromaterapia é um método natural que usa o aroma e as partículas liberadas pelos óleos essenciais com a finalidade de estimular diversas partes do cérebro. Essa prática pode trazer muitos benefícios para a saúde, como aliviar os sintomas de ansiedade, insônia, e depressão.

 

Além disso, os óleos essenciais podem ser usados para promover o bem-estar físico e emocional. 

 

Quer saber mais benefícios que o uso dos óleos essenciais podem trazer para a saúde? Leia esse artigo e saiba outras vantagens que a aromaterapia e o uso do óleo podem proporcionar. 

 

O que são os óleos essenciais?

 

Os óleos essenciais são compostos voláteis e naturais, que são extraídos de folhas, raízes, frutos e flores. Estas substâncias concentradas têm como principal característica o aroma acentuado e puro.

 

Além disso, esses óleos contidos nas folhas e flores agem como protetores na natureza, por causa das propriedades  inseticida, antibacteriana e antifúngica que eles possuem. Por outro lado, são aliados dos insetos que realizam a polinização, como as abelhas.

 

Quais são os principais benefícios dos óleos essenciais para a saúde?

As atividades envolvendo os óleos podem aumentar a temperatura do corpo, melhorar a qualidade do sono e diminuir a sensação de estresse, promovendo o relaxamento e aumentando  a circulação sanguínea.

 

Além dos óleos funcionarem como produtos individuais, eles também podem ser usados na forma de blends, palavra em inglês que significa “mistura” e nomeiam os produtos naturais puros que são misturados, criando uma fragrância original, que, por sua vez, também possuem inúmeras vantagens.

 

Os nossos blends, por exemplo, quando usados no ambiente, ajudam a promover os sentimentos de clareza e aconchego, podendo ser aplicados em diversas partes do corpo para aliviar sensações de cansaço, e estimular o foco e a inspiração individual. 

 

Além disso, os blends podem auxiliar as crianças a se concentrarem em suas atividades e também aliviarem a tensão.

 

Quais são os principais óleos essenciais e para que servem?

 

1- Óleo essencial de lavanda

 

O óleo de lavanda ajuda a aliviar o excesso de stress e é muito usado para rotinas de autocuidado e de relaxamento. 

 

2- Óleo essencial de limão  

 

O óleo de limão ajuda muito a diminuir a falta de concentração, a ansiedade, o stress e a carência de energia, além de revigorar o aroma do ambiente. 

 

3- Óleo essencial de camomila

 

O óleo de camomila (ou camomila alemã) auxilia também no alívio do stress, tensão muscular e depressão, ideal para ser usado sozinho ou combinado com um óleo vegetal carreador  para massagem.

 

4- Óleo essencial de angelica

 

O óleo de angelica possui a habilidade de transformar o ambiente, deixando-o com mais calma e tranquilidade, porque inclui os constituintes naturais beta phellandrene, limonene e alpha pinene. 

 

5- Óleo essencial de cedarwood

 

O óleo de cedarwood (ou, em português, madeira de cedro) te ajuda a ter uma noite de sono melhor, sendo também um ótimo complemento para os produtos de beleza. Ele pode ser aplicado topicamente, para produzir um efeito juvenil e saudável na pele, ou no couro cabeludo, para acentuar a força dos cabelos.

 

Como usar os óleos essenciais?

 

O uso dos óleos essenciais pode ser feito por inalação ou por aplicação na pele, por banho ou por massagem. Através da sua aspiração, são enviados impulsos para a parte olfativa do cérebro, que, por sua vez, é ligada a outros campos relacionados a outros sistemas de controle, como o da memória, das emoções, dos hormônios, entre outros.

 

Quais são os métodos para usá-los?

 

Há diferentes artifícios que podem ser utilizados para a inalação dos óleos, como os difusores e a aplicação em acessórios e roupas de cama, por exemplo. O uso tópico pode ocorrer por massagens, banhos, escalda-pés e compressas.

 

Também é comum inseri-los na composição de cosméticos que têm como componentes as substâncias naturais. Além dos efeitos benéficos para a saúde da epiderme, enriquecem o produto com o aroma deles.

 

Conheça a Young living   

 

Se é a sua primeira vez aqui, conheça todos os nossos produtos e nosso guia de óleos essenciais, que vão te auxiliar a encontrar um que seja ideal para você.

 

Acompanhe mais dicas através das nossas redes sociais

Facebook: https://www.facebook.com/younglivingeobrasil

Instagram: @younglivingbrasil